A prefeitura de Volta Redonda vai realizar nesta sexta-feira, dia 09, e sábado, dia 10, o III Festival de Economia Solidária. O evento, organizado pelo Fórum de Economia Solidária em parceria com o governo municipal, acontecerá na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni e contará com comercialização de produtos de artesanato, feira de agroecologia, apresentações culturais e artísticas, rodas de conversa, oficinas e exposição de artes no Zélia Arbex.

O Festival começa na sexta-feira, a partir das 9h com diversas atrações, sendo a abertura oficial às 17h. Já no sábado o evento vai das 09h às 19h.

A chefe de gabinete secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Bárbara Cunha explicou que esta política se organiza nos seguintes eixos de ações; educação, qualificação, assistência técnica e formação social e profissional, finanças solidárias e serviços de crédito, produção, comercialização, comércio justo e solidário, consumo responsável, articulação de empreendimentos econômicos solidários, redes de cooperação, pesquisa e desenvolvimento.

“A economia solidária é um jeito diferente de pensar produção, consumo, oferta de serviço, comercialização. Ela trabalha o desenvolvimento econômico pela ótica da rede colaborativa. As decisões são tomadas em conjunto, todo o processo é participativo”, explicou Bárbara.

O prefeito Samuca Silva lembrou que o objetivo é dar mais visibilidade para a Economia Solidária no município. “No festival os atores sociais envolvidos no tema, como universidade, gestão pública municipal e empreendedores econômicos solidários, terão espaços de formação, comercialização, organização pelo viés da autogestão e várias intervenções artísticas e culturais”, afirmou o prefeito.

O secretário da Seplag, Enock Azevedo, lembrou que outro ponto importante é a construção da política municipal de economia solidária. “Construir uma política pública é um caminho muito longo. E estamos nesse processo de criação da política pública de Economia Solidária de Volta Redonda. Precisamos e queremos divulgar e fortalecer cada vez mais a Economia Solidária no município”, disse Enock.

Confira a programação:

Dia 9/08 (sexta feira)

10h- Abertura da Exposição “Transmutação” (Zélia Arbex)

11h50- Teatro com o Coletivo Sala Preta

12h45- Samba do Abacateiro

13h45- Grupo de Teatro Arte em Todo Lugar (Auditório)

14h- Roda de Conversa “Juventude e Economia Solidária” (Auditório da Biblioteca)

15h30- Música com Ed e Gambiarra Lixofônica

17h- Abertura do Festival

17h30- Dança Circular com o Grupo Redondanças

18h10- Orquestra de Cordas Léon Denis (Auditório da Biblioteca)

18h30- Mesa Redonda “Outras Economias” (Auditório da Biblioteca)