Ação aconteceu no auditório da secretaria e contou com a participação das três turmas vencedoras

A manhã desta terça-feira, dia 6, foi de muita alegria num café especialmente preparado para os alunos vencedores da gincana Volta Redonda Além do Aço realizada pela Secretaria de Educação de Volta Redonda. As três turmas vencedoras do projeto participaram da ação que contou com a presença da secretária de Educação Rita Andrade e do porta voz da prefeitura Adriano Lizarelli.

As equipes ‘Os Incríveis’ e ‘Pequenos Guerreiros’ da Escola Municipal Maria José Campo Costa ganharam respectivamente o primeiro e segundo lugares e em terceiro lugar ficou a equipe ‘Super Fantástico’, da Escola Municipal Maestro Franklin.

“Nossa turma não se dava tão bem e quando participamos da gincana tudo mudou. Estamos mais unidos e sei que esse é um dos benefícios que a atividade vai trazer para nossa turma. Fiquei muito feliz em participar”, contou o aluno João Gabriel de Barros, de nove anos, da Escola Municipal Maria José, que sonha em ser professor.

Segundo a professora Chimene Martins, da escola Maria José Campos Costa, do bairro Volta Grande I, a atividade foi de grande importância para o aprendizado dos alunos. “Dentro do que trabalhamos na sala de aula, essa gincana foi de suma importância. Tudo que é visto em prática pelos alunos é bem melhor para seu aprendizado, realmente foi um facilitador e vi a evolução dos alunos”, declarou.

O projeto surgiu em 2018 com a ideia de trabalhar a história e a geografia de Volta Redonda. O implementador de História e Geografia dos Anos Iniciais e idealizador do projeto, Douglas Lucas, destacou que a ideia do Volta Redonda Além do aço apareceu em uma formação continuada para os professores.

“Estamos encerrando o projeto hoje com esse café da manhã. E os alunos vão realizar também visitas aos locais históricos da cidade. A ideia era vivenciar a história da cidade sob a visão dos alunos e com materiais e documentos que todos tem. A expectativa era de que 15 turmas participassem, mas ao todo foram 70 surpreendendo de forma positiva a nossa equipe”, enfatizou.

Quem também adorou participar da gincana foi Yasmin de Morais, de dez anos da Escola Maria José Campos Costa. “Foi super divertido e bem legal realizar as tarefas e aprender de uma outra maneira a história de Volta Redonda. Eu adorei o dia em que fomos para uma quadra realizar uma atividade presencial”, contou.

De acordo com a secretária de Educação Rita Andrade essa atividade despertou um outro olhar para os alunos sobre a história da cidade. “A gincana envolveu muitos alunos de 22 escolas do município. E despertou um olhar diferente, pois proporcionou resgatar a história da cidade através da ótica dos moradores. Os professores também foram beneficiados, foi oferecidos a eles um curso na área de História e Geografia. A gincana estimulou o interesse de todos os que estavam participando. Fico feliz com o resultado tão positivo no crescimento desses alunos”, declarou.

Após o café da manhã os alunos foram presenteados com passeios pelos locais históricos da cidade como o Memorial dos Ex-combatentes, Memorial Zumbi, Centro Cultural da CSN, Mirante da Torre de TV e Zoológico.

O prefeito, Samuca Silva enfatizou a relevância de estimular a criatividade dos alunos e valorizar a história da cidade. “A gincana contribuiu para incentivar alunos e professores a descobrirem novas informações sobre a nossa cidade. Essa iniciativa foi muito importante para todos os envolvidos, como para a comunidade escolar também. E o material gerado pelas pesquisas ficou em exposição para que toda a população também pudesse conhecer”, lembrou.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação - SecomVR