Entre os temas abordados nos nove cursos oferecidos estão atendimento ao público e redação para documentos oficiais

Inaugurada há um mês e meio, a sede da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda vai receber cerca de 350 funcionários da prefeitura em setembro. A partir desta semana, começa uma série de nove cursos com temas variados, como práticas de atendimento ao público e atendimento humanizado à pessoa com deficiência; e criação de políticas públicas para o município. Além disso, quatro capacitações serão coordenadas pela Escola de Contas e Gestão do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro).

O diretor de Modernização e Inovação da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Igor Alves de Sá e Souza, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, afirmou que até sexta-feira, dia 30 de agosto, 286 funcionários já estavam inscritos. “Ainda há vagas para três capacitações. E os interessados devem acessar o site www.voltaredonda.rj.gov.br/egg”, informou, acrescentando que para o próximo mês estão previstos mais seis cursos na Escola de Governo, em comemoração ao Dia do Servidor Público, dia 28 de outubro.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, explicou que a ampliação da oferta de cursos estava prevista com a implantação da sede própria da escola, inaugurada em 18 de julho deste ano, que fica no bairro Siderópolis, Rua 659, nº 100, onde funcionava o Colégio Estadual Acre, que foi municipalizado. “A expectativa é fechar 2019 com cerca de dois mil funcionários capacitados e mais de 50 cursos ofertados”, afirmou.

Ele acredita que promover capacitação permanente é uma forma de valorizar o funcionário público. “Sabemos que a qualificação do servidor é imprescindível para melhorar o atendimento e os serviços prestados ao cidadão”, falou Samuca.

Os cursos na Escola de Governo são:

- Contratos Administrativos: Aspectos Gerais (TCE): dias 09, 10 e 11/09;

- Workshop de Redação Oficial: dia 11/09;

- Curso de Políticas Públicas: Como deixar um legado para a cidade?: dias 05, 12, 19 e 26/09 e 03/10;

- Elaboração de Termo de Referência: dia 20/09, às 14h (Inscrição Abertas);

- Curso de Atendimento Humanizado à Pessoa com Deficiência: dia 23/09, às 14h;

- Prestação e Tomada de Contas: Aspectos Gerais (TCE): dias 23, 24 e 25/09;

- Gestão de Bens Patrimoniais (Inscrições Abertas até 25/09);

- Procedimentos Prévios aos Contratos Administrativos da Administração Pública: Licitação, Atos de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação – Noções Gerais (TCE) (Inscrições Abertas até 27/09).

- O curso Práticas de Atendimento ao Público: dias 04 e 05/09, às 14h, será realizado na Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

Por Renata Borges com fotos de arquivo – Secom/VR