Pinturas, esculturas e porcelanas ficarão expostas no prédio da Arena Esportiva na primeira semana de outubro

A Prefeitura de Volta Redonda confirma o empenho em resgatar e incentivar a cultura no município, firmando parceria com o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para resgatar o salão de artes plásticas que marcava o aniversário da corporação, comemorado em 17 de setembro. Há onze anos fora do calendário cultural de Volta Redonda, o evento volta a ser realizado em 2019 no dia 1º de outubro.

O apoio ao 16º Salão de Artes Plásticas do 28º Batalhão de Polícia Militar foi fechado durante reunião no gabinete do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na tarde desta quinta-feira, dia 05. Participaram do encontro, a comandante do 28º BPM, a tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, que apresentou a ideia ao prefeito, e um grupo de artistas plásticas da cidade, entre elas a idealizadora do salão, Dilma Carvalho.

A coronel Luciana informou que as inscrições para o salão serão abertas no dia 23 de setembro e serão aceitas pinturas, esculturas e porcelanas. “Serão convidados artistas plásticos de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, as quatro cidades assistidas pelo 28º Batalhão. O artista deve comparecer à sede da corporação, no bairro Voldac, com a obra em mãos para se inscrever”, explicou, avisando que haverá premiação para os três primeiros colocados em cada categoria, incluindo uma viagem internacional.

A artista plástica Dilma Carvalho admitiu estar empolgada com o retorno do salão. “É um evento tradicional que merece ser resgatado em Volta Redonda. A expectativa é reunir cerca de 300 concorrentes”, acredita, contando que a solenidade de premiação deve acontecer no dia 1º de outubro no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, e a exposição ficará montada no prédio da Arena Esportiva, na Voldac. O espaço estará aberto à visitação entre os dias 2 e 6 de outubro.

O prefeito Samuca aplaudiu a iniciativa e se comprometeu a apoiar e buscar parceiros para a realização do salão de artes plásticas. Ao lado do secretário municipal de Comunicação, Fernando Samuquinha, e do assessor Especial, Daniel Renna, ele marcou nova reunião com a presença de representantes da secretaria de Cultura e Esporte e Lazer para conhecer a logística do evento.

“O fomento à cultura é um dever do poder público. A realização do salão vai incentivar a produção artística no município e região, além de divulgar a arte plástica para o grande público”, falou, acrescentando que o evento deve entrar para o calendário cultural oficial de Volta Redonda.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR