O Zoológico Municipal de Volta Redonda está passando por uma grande reforma na infraestrutura. Entre as novidades previstas com a reforma, está a instalação de brinquedos adaptados para crianças com algum tipo de deficiência. O investimento total da reforma será de mais de R$700 mil e a previsão é que as melhorias sejam entregues em dezembro.

Além dos novos brinquedos adaptados, o espaço contará com um novo recinto de imersão, aliado com os preceitos dos novos zoológicos pelo mundo; reforma do espaço de piquenique; nova praça de entrada para que o visitante possa se localizar melhor nos atrativos e a presença de novos animais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruíz, disse que os brinquedos adaptados serão um grande avanço para as crianças com algum tipo de deficiência e dificuldade de locomoção. ‘’Quando apresentei ao prefeito Samuca Silva o projeto de reforma do zoológico, uma de suas exigências foi de que fossem incluídos brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais’’, disse o secretário de Meio Ambiente.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, frisou a importância dessa reforma. “O Zoológico Municipal está em obra para proporcionar um lugar melhor aos animais e aos visitantes. E nada mais justo do que garantir às crianças com alguma deficiência ter acesso a brinquedos adaptados. Temos certeza que após a reforma, o zoológico será um espaço melhor para todos e com inclusão’’, acrescentou o prefeito Samuca Silva, destacando que, por final de semana, o espaço recebe cerca de seis mil visitantes de toda região.

Samuca ainda ressaltou que o Jardim Botânico, que será construído na Ilha São João também contará com brinquedos adaptados. "As obras começam em outubro do Jardim Botânico, com investimento inicial de mais de R$ 3 milhões. Como será um espaço para toda população e mais um espaço de lazer, teremos também brinquedos adaptados", comentou Samuca.

A obra de reforma do zoológico ficará pronta para as férias de verão. Um dos objetivos também é criar recintos modernos, em que os animais possam ter mais liberdade e os visitantes poderão ter um contato mais aproximado com alguns tipos de animais não agressivos.

A partir desta segunda-feira, dia 23, a reforma entra numa segunda fase, onde o Zoo será fechado parcialmente. Para garantir a segurança dos visitantes e permitir a melhor execução das obras, o local ficará fechado de segunda a quinta, estando aberto de sexta a domingo. Já, a partir de 14 de outubro, o local ficará fechado todos os dias para a reforma.

Secom VR