Prefeito de Volta Redonda participou de solenidade na sede da corporação

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, dia 2, na sede da corporação da Guarda Municipal, na Ilha São João, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou duas novidades para a categoria. A primeira delas refere-se ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que será encaminhado neste mês de outubro para a Câmara Municipal, onde será votado. Outra boa notícia é que 50 novos guardas aprovados em concurso serão convocados em breve.

“Pela primeira vez na história, a Guarda Municipal terá piso salarial e um plano de cargos e salários. Além disso, assim que o concurso for homologado, vamos chamar imediatamente os aprovados e abrir outra seleção para cadastro de reserva. Essa é uma transformação na gestão pública. Estamos reconstruindo essa cidade e agradeço aos guardas municipais por acreditarem em Volta Redonda”, contou Samuca.

Durante a cerimônia, o prefeito e outras autoridades, como o secretário municipal de Segurança Pública, coronel PM Antônio Goulart; o comandante da GMVR, Dalessandro Assis; e o presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, discursaram para a tropa perfilada no pátio da GMVR. Também participaram da solenidade representantes de outras secretarias e autarquias.

Em seguida, 19 guardas municipais foram chamados para receberem certificados de reconhecimento pelo destaque obtido no mês de setembro, por serviços prestados à comunidade.

“Fiquei surpresa com o reconhecimento. Já prestamos um serviço à comunidade e foi ótimo esse reconhecimento, excelente. O prefeito está de parabéns pelo que tem feito para corporação”, contou a guarda municipal Vilma Barbosa da Costa, que está na corporação há 19 anos.

Esses serviços estão exemplificados em números da corporação. De janeiro a setembro deste ano, a Guarda Municipal recuperou 22 veículos que haviam sido furtados na cidade, efetuou 19 prisões em ocorrências originadas pelo consumo de álcool, recolheu 61 veículos abandonados, registrou cerca de 1,5 mil Brats (Boletins de Registro de Acidentes de Trânsito), atendeu a 69 ocorrências com a Patrulha Escolar, originadas por agressões, ameaças, entre outros motivos.

“Agradeço a cada um dos guardas pelos serviços prestados e digo que nós temos que acreditar em nós mesmos. A Guarda Municipal é fundamental para essa cidade e temos um prefeito parceiro do nosso lado”, afirmou Dalessandro Assis.

Outros investimentos

Durante a atual gestão, a Guarda Municipal de Volta Redonda conquistou grandes benefícios e investimentos, como a aquisição de 10 viaturas Renault Oroch; a criação da Secretaria da Guarda Municipal, que deixou ser um Departamento subordinado à secretaria municipal de Administração (SMA); a nomeação de um guarda municipal para comandar a corporação; além de diversos cursos de capacitação.

O Governo Municipal ainda adquiriu novos uniformes para os guardas e os dos vigias patrimoniais estão em processo de compra. Também foi realizado o pagamento de 50% de gratificação de verba de gabinete sobre a gratificação de função de confiança somada ao salário do servidor, o que triplicou o valor desta verba, conforme previsto na Lei.

Foram criados o RAS (Regime Adicional de Serviço) e o piso salarial de R$ 1.150 para guardas e vigias; gratificação de periculosidade de 30% para GMs que conduzem motocicletas operacionais, o que representa um adicional de R$ 345; auxílio-alimentação no valor de R$ 250 em substituição à cesta básica no valor de R$ 75. Os guardas municipais contam ainda com refeições na sede da GMVR, através do sistema self-service.

Por Raphael Martiniano com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR