Primeira fase da campanha para crianças de seis meses aos menores de cinco anos de idade vai até 25 de outubro

Todas as unidades de Saúde de Volta Redonda iniciaram, a partir desta segunda-feira, dia 07, a campanha para intensificar a vacinação contra o sarampo, proposta pelo Ministério da Saúde e que visa atender crianças de seis meses aos menores de cinco anos.  A primeira etapa da campanha vai até o dia 25 de outubro, com Dia D no sábado, dia 19.

Primeira criança a tomar a vacina, Lavínia, de 1 ano e dois meses, foi levada pelos pais Regis Pereira Toledo e Priscila de Souza Toledo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíba. “Assim que soubemos da campanha nos programamos para trazer a Lavínia. Ela chorou um pouquinho, mas está imunizada”, afirmou, completando que na avaliação do cartão de vacinação foi identificada a necessidade da aplicação de outras vacinas.

A importância da ação foi destacada pelo prefeito Samuca Silva. “Convocamos os pais a comparecerem à unidade de saúde mais próxima de sua casa. Com a vacinação em dia, a saúde da criança fica protegida e você ainda colabora para interromper a circulação do vírus. Cada um tem que fazer a sua parte”, alertou o prefeito.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, reafirmou que Volta Redonda não tem casos de sarampo registrados. “A ampliação da cobertura vacinal é a única medida capaz de frear a reintrodução do sarampo no país”, disse.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, a procura pela vacina neste primeiro dia de intensificação não foi expressiva. “Os pais devem se conscientizar da importância da imunização e comparecer às unidades de saúde munidos do Cartão SUS e do cartão de vacinação da criança”, falou.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa da intensificação da vacinação contra o sarampo vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

As 46 unidades da Atenção Básica de Volta Redonda disponibilizam a vacina contra o sarampo durante todo o ano. A dose deve ser ministrada aos 12 meses com reforço aos 15 meses. Entre os adultos, são indicadas duas doses até os 49 anos. Acima dos 49 anos, o estado vacinal do paciente e o cenário de incidência da doença no caso de viagem para área endêmica devem ser avaliados.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR