Audiência pública para revisão do Plano Diretor será neste sábado

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano participaram de reunião preparatória na tarde desta quarta-feira, dia 29, no Auditório da PMVR

A revisão do Plano Diretor Participativo de Volta Redonda será tema de audiência pública neste sábado, dia 01, das 8h30 às 17h, na Câmara de Vereadores, na Avenida Lucas Evangelista, nº 511, Jardim Paraíba. O evento, aberto a toda população, vai apresentar as propostas dos técnicos do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) para o novo Plano Diretor do município, incluindo a revisão das leis para o zoneamento, parcelamento e edificações.

O presidente do IPPU, Márcio Lins, explicou que o material que será apresentado à população na audiência pública une uma estatística montada com as opiniões colhidas da população nas 46 oficinas realizadas nos bairros e universidades de Volta Redonda desde 2017.

“Os técnicos do IPPU ouviram dos moradores o que aprovam e o que acham que deve mudar no município, no âmbito da urbanização. A criação de soluções para melhorar a mobilidade urbana, por exemplo, foram muito citadas. A partir desse material foi elaborada uma estatística com os principais pontos positivos e negativos apontados pela população”, contou Márcio Lins, alertando que para montar o Plano Diretor Participativo é primordial o respeito pela opinião da população, que vive o dia a dia da cidade.

Além disso, ele afirmou que o material inclui propostas criadas pela equipe do IPPU para a revisão das leis que regem os três principais eixos do Plano Diretor, que são: zoneamento, parcelamento e edificações. Márcio Lins explicou resumidamente que o zoneamento define onde estarão áreas com vocação comercial ou residencial, áreas verdes e rurais.

“O parcelamento trata da divisão de terras em lotes, definindo regras para tornar uma área não habitada em habitada. E o eixo das edificações contém padrões para construções de acordo com o local que está dentro do município”, falou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembrou que esses temas podem influenciar o cotidiano das pessoas. “É importante que todos tomem conhecimento e façam parte ativamente da discussão e criação do Plano Diretor. O documento está sendo elaborado democraticamente ouvindo a opinião da população”, afirmou, convidando os moradores e comerciantes do município para estarem na audiência pública neste sábado.

Durante a audiência pública, os participantes também podem opinar sobre o projeto proposto e as sugestões serão avaliadas pela equipe do IPPU. Com esse material serão montadas as leis para reger os três eixos principais do documento. A partir daí, uma nova audiência pública, prevista para o mês de outubro, será realizada. O objetivo é entregar o Plano Diretor Participativo pronto para votação na Câmara de Vereadores, que deve aprovar as leis, até o final de 2018.

PREPARAÇÃO – Na tarde desta quarta-feira, dia 29, no Auditório da Prefeitura de Volta Redonda, foi realizada uma reunião preparatória para a audiência pública no sábado, dia 01. Uma prévia do material que será apresentado na Câmara foi mostrado para os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, formado pelo poder público e entidades da sociedade civil. Representantes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), além de presidentes de Associações de Moradores de Volta Redonda conheceram o documento e fizeram considerações.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves