Atualização nas modalidades esportivas de atletismo e natação terá aulas teóricas e práticas ministradas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), da Secretaria de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) participam de uma capacitação pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas modalidades esportivas de atletismo e natação. O treinamento inclui aulas teóricas e práticas durante três dias, de sexta-feira, dia 18, até domingo, dia 20, com atividades no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas; no auditório da Secretaria de Educação; no Parque Aquático Municipal, na Ilha São João; e na Arena Esportiva.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembrou que o esporte paralímpico promove inclusão e deve ser incentivado. “Queremos mostrar que todos podem vencer barreiras, quebrar tabus e preconceitos com o exercício de uma política de inclusão social através do esporte. Limites devem ser derrubados, colocando lado a lado todas as pessoas, com ou sem deficiência. Trabalhar junto com o Comitê Paralímpico Brasileiro é uma conquista sem precedentes e representa um atendimento igualitário, de incentivo, de levar os serviços públicos com qualidade a todas as pessoas”, afirmou.

A capacitação teve início com a aula de Introdução ao Movimento Paralímpico, no Teatro da Fevre, com o professor Edilson Alves da Rocha. Ele exibiu vídeos contando a história dos Jogos Paralímpicos, idealizado pelo médico austríaco, Dr. Gutmann, fazendo a reabilitação de soldados lesionados na II Guerra Mundial em 1944, sendo que, 4 anos depois, em 28 de junho de 1948, aconteceu a primeira competição. Em 1960, em Roma, com 400 atletas de 23 países, a competição paralímpica começou paralela, na mesma data, junto com os Jogos Olímpicos.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, afirmou que a parceria para trazer o curso gratuitamente para Volta Redonda foi firmada após visita feita ao Comitê Brasileiro Paralímpico, em São Paulo. “Esta parceria será fidelizada com outras ações e atividades para os professores com referência aos desportos paralímpicos. A Smel já trabalha com pessoas com deficiência (PCD) nos jogos e competições municipais, junto com a Secretaria de Educação e outros órgãos, alinhados com o prefeito Samuca no seu desejo de ampliar o atendimento à população. Quanto mais profissionais capacitados, maior número e melhor será o atendimento às pessoas com deficiência nos projetos e programas do município”, frisou Maria Paula.

Carla Andréa, coordenadora do programa Melhor Idade em Movimento, festejou a oportunidade. “Este curso gratuito, fruto da parceria da Smel com o CPB, somente vem agregar esforços e dar bagagem profissional para atender melhor o público PCD, que já é ativo nos programas esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer”, falou.

Emanuelle Tavares, professora da Smel, citou os benefícios da capacitação. “É de muita importância a qualificação para os professores. O curso nos prepara para melhor receber as pessoas com deficiência em nossos núcleos e, com isso, fortalecer o atendimento à população como um todo”.

Por Afonso Gonçalves com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR