Serviço oferecido pelo Governo do Estado vai atender 120 pacientes do município até sexta-feira, dia 25

Serviço itinerante de exames de imagens do governo do Estado do Rio de Janeiro, o Tomógrafo Móvel ficará durante essa semana na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado. Até a sexta-feira, dia 25, 120 pacientes do município serão atendidos no local. O agendamento prévio respeitou a demanda da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que a parceria com o governo do estado ajuda a diminuir o tempo de espera pelo exame de tomografia. “O número de pacientes na fila era menor que 200. Com o atendimento no caminhão, mais da metade dessas pessoas serão atendidas em uma semana”, falou.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que Volta Redonda oferece o serviço no Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, no Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba, e no Hospital São João Batista. “O Tomógrafo Móvel agilizou o atendimento no município. Com oferta de exames com e sem contraste, atendeu quase toda nossa demanda”, disse.

Ele acrescentou que é uma orientação do prefeito Samuca que a Secretaria de Saúde estreite os laços com os governos Estadual e Federal em busca de parcerias. “O objetivo é garantir melhor assistência à população de Volta Redonda”, completou Alfredo.

Sérgio Ramos, morador da Vila Americana, foi um dos pacientes agendados para o Tomógrafo Móvel. Junto com a esposa, Eliana Aparecida, ele aprovou a parceria. “Estava esperando a pouco mais de um mês pelo exame e fiquei satisfeito com o agendamento. Sou cadeirante e o caminhão tem acessibilidade”, contou, lembrando que tem usado frequentemente o serviço de saúde do município e tem sido muito bem atendido.

O coordenador das Unidades Móveis de Imagem da Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Ataualpa, avisou que o Tomógrafo Móvel funciona de 8h às 17h para atender os pacientes previamente agendados. “Temos capacidade para executar de 40 a 50 exames por dia. Além das vagas disponibilizadas para Volta Redonda, estamos recebendo aqui pacientes de municípios vizinhos”, explicou.

A equipe do caminhão de tomografia é formada por um médico, um enfermeiro, uma técnica em enfermagem, um técnico em tomografia, além de oito funcionários de apoio como recepcionistas e um responsável pela parte de informática.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR