Obra estrutural e de revitalização está 20% pronta; animais estão recebendo cuidado especial durante os trabalhos

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 23, as obras de reforma de infraestrutura do Zoológico Municipal (Zoo-VR), na Vila Santa Cecília. O espaço está totalmente fechado desde o último dia 14, quando foi iniciada a terceira fase da obra, visando garantir a segurança dos visitantes e permitir a melhor execução das obras mais pesadas. Já foram concluídos 20% dos trabalhos e o prefeito aproveitou para conversar com os funcionários, além de acompanhar o andamento da reforma.

“Todos temos um carinho enorme pelo zoológico que não recebe uma reforma desse tipo há muitos anos. Quando assumimos era um local abandonado. Mesmo com as dificuldades financeiras, estamos trabalhando para entregar esse espaço de lazer totalmente revitalizado para os visitantes”, afirmou o prefeito.

O zoológico não recebia uma reforma estrutural desse porte há muitos anos. A poda de árvores, por exemplo, não era realizada há mais de 10 anos e agora todo o zoológico está passando por limpeza. O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, contou que a obra está a todo vapor e, dentre os trabalhos em andamento, já foi feita reforma na estrutura da entrada, e os recintos das aves e as áreas de piquenique já estão quase prontos.

“Agora, estamos entrando nos recintos dos felinos. O tigre terá uma casa nova, a antiga era muito pequena e agora será bem maior. Na semana que vem, começamos os trabalhos no recinto de imersão, que será uma das novidades para o público. Serão 25 espécies, entre pássaros, mamíferos, répteis, entre outros, uma diversidade boa”, disse Maurício.

Durante a obra, o zoológico também está realizando um cuidado especial com os animais. Eles têm um acompanhamento de dois biólogos e duas veterinárias e as equipes trabalham para evitar barulho em excesso próximo aos recintos, principalmente das aves e dos primatas. Quando necessário, é feito o manejo e, após o recinto estar totalmente pronto, os animais retornam ao espaço.

Toda a reforma está recebendo investimento de mais de R$700 mil e a previsão é que o zoológico seja reaberto na segunda quinzena de dezembro.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / Secom VR