Evento vai acontecer na quarta-feira, dia 13, no auditório da SME

Com o objetivo de promover reflexões acerca do processo de alfabetização na rede pública municipal de ensino de Volta Redonda, a Secretaria de Educação (SME) vai realizar o Primeiro Seminário de Alfabetização. O encontro será na quarta-feira, dia 13, no Auditório da SME, e serão apresentadas as ações do Grupo de Apoio Municipal à Alfabetização (Gama) realizadas durante o ano letivo de 2019 e que passaram por três eixos norteadores: Monitoramento e Acompanhamento da Aprendizagem, Formação Continuada e Reconhecimento dos Saberes do Professor Alfabetizador.

“Será uma ótima oportunidade para que os profissionais de educação possam trocar experiências e abordar um tema tão relevante que é a alfabetização. É necessário fortalecer a identidade da alfabetização na rede municipal de ensino e apoiar as unidades escolares para melhoria dos resultados nesse processo”, explicou a secretária de Educação, Rita Andrade.

O evento vai contar com a palestra "Desafios e perspectivas no contexto das competências socioemocionais à luz da BNCC", ministrada pela professora Eliziaria da Silva e Sousa Carvalho. O seminário é voltado para os professores alfabetizadores da Rede, com convite também às instituições do município que oferecem o Curso Normal, aos estudantes de Pedagogia do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB) e do Cederj, além dos representantes das secretarias de educação de outros municípios da região.

Segundo a secretária Rita Andrade, o seminário é interessante também para os futuros profissionais da educação. “Serão debatidos conceitos e ações que os professores, futuramente, poderão encontrar na sala de aula. Por isso, o seminário é voltado também aos futuros professores e outros profissionais da região”, declarou.

O evento será realizado às 18h30 no Auditório Professora Alba Rangel, na Secretaria de Educação, no bairro Niterói.

Secom VR