Grupo de formandos de Paty de Alferes e Itatiaia recebem instrução e qualificação da GM e Polícia Civil

A Guarda Municipal de Volta Redonda está treinando e capacitando agentes das GMs dos municípios de Itatiaia e Paty do Alferes. O curso tem previsão de término no dia 13 de dezembro e conta com 19 alunos. Com foco principal em legislação de trânsito, o treinamento ocorre na sede da corporação, tem 290 horas e já foi ministrado para guardas de dez municípios.

Nesta quarta-feira, dia 27, as aulas tiveram a participação do delegado da 93ª Delegacia de Polícia Civil, Rodolfo Atala, que abordou temas relacionados ao Código Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional. “Nesta parceria com a Guarda Municipal de Volta Redonda, a Polícia Civil está repassando orientação sobre a nova legislação de abuso de autoridade, que coincidentemente produzirá seus efeitos a partir de janeiro de 2020. Eles têm que estar preparados psicologicamente neste conteúdo teórico para atuar nas ruas”, frisou Atala, que também orientou quanto a intervenção e prisão imediata feita pela GM, diante de um crime em andamento com base no Código Penal.

O comandante da GM de Volta Redonda, Dalessandro de Assis, considera um motivo de orgulho a busca de qualificação através da Guarda. “É um orgulho para Volta Redonda ter contribuído na formação de mais de 10 turmas de GMs de várias cidades, que vão desenvolver um trabalho importante para a população nestes municípios com formação teórica e prática”, afirmou.

O corregedor da Guarda municipal, Valdo Gomes Rocha, que ministra aulas de Legislação de Trânsito, disse que as parcerias para o curso buscam sempre bons profissionais de cada área. “O delegado já conhece muito bem o dia a dia das guardas municipais e tem conhecimentos para qualificar bem os futuros guardas no atendimento aos munícipes”, explicou.

Criada há cerca de 64 anos, a corporação municipal cuida do trânsito, protege o patrimônio público, faz a ronda escolar e auxilia na prevenção da segurança pública.  A GM já contribuiu na formação de Guardas Municipais de Barra do Piraí, Porto Real, Valença, Quatis, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Itatiaia, além de ser convidada para palestras.

João Marcello Freitas Lessa, de 38 anos, formando da GM de Itatiaia, destacou a experiência adquirida. “Importante a experiência da guarda de Volta Redonda na legislação de trânsito e na defesa do patrimônio. O curso está nos qualificando para atender melhor aos munícipes nesta prestação de serviços, favorecendo o meu currículo com a diversidade de aprendizado profissional”, resumiu.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas, Secom