Projeto atende, atualmente, 510 alunos na faixa etária de sete a 14 anos, matriculados na Rede Municipal de Ensino

Uma noite encantada onde a música popular brasileira foi exaltada através do ballet. Assim foi o espetáculo do projeto Ballet Educação, da Secretaria de Educação (SME), que fascinou o público nesta quarta-feira, dia 27, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas. Com o espetáculo ‘Dançando nossa música’, os bailarinos homenagearam a música brasileira ao som dos gêneros musicais Valsa, Bossa Nova, Música Popular Brasileira, Samba e Toada.

O prefeito Samuca Silva prestigiou a apresentação do Ballet Educação e anunciou que os alunos do 9º ano que passarem para o Ensino Médio da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) estão garantidos na continuidade do projeto. “Isso era uma reivindicação antiga e demonstra que nossa gestão acredita nas pessoas e na educação como inserção social. O Ballet Educação é um projeto fantástico em nossa cidade”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.

O espetáculo foi realizado em duas partes: ‘Meu Brasil Brasileiro’ e ‘Descobrindo a Bossa Nova’. O Ballet Educação, atualmente, atende a 510 alunos na faixa etária de sete a 14 anos, matriculados na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda. As aulas acontecem no Teatro GACEMSS e nas escolas municipais de tempo integral: Amazonas, Maria Carraro, Mato Grosso e Pernambuco. Os alunos-bailarinos vêm se destacando em concursos e apresentações no circuito nacional e internacional da dança.

Para Silvana Santos, avó de Valentina de nove anos, o espetáculo foi emocionante. “Eu me emocionei em vários momentos do espetáculo, foi lindo demais. É muito importante ter um projeto assim para as crianças da cidade. Além do orgulho, sabemos que daqui podem surgir grandes profissionais da dança”, contou. Quem também elogiou a apresentação foi João Santos, pai da Sofia, de 10 anos. “Eu assisti as outras apresentações e fiquei apaixonado. Hoje sai correndo do trabalho para prestigiar minha filha”, falou.

De acordo com a supervisora do Ballet Educação, Izabel Santos Leal, esse é o resultado de tanta dedicação dos alunos. “Estamos nos preparando há quase quatro meses. Foram muitos dias de ensaios e dedicação dos bailarinos. Esse é o resultado de tanto trabalho. Somos uma equipe forte e que ama esse projeto”, destacou.

O Ballet Educação tem com o objetivo de preparar jovens bailarinos, promovendo o desenvolvimento global dos educandos e estimular a formação de plateias com foco na arte da dança de formação clássica. Dança contemporânea e aulas de balé clássico compõem o currículo do projeto.

“Essas crianças são espetaculares, são verdadeiros artistas. A apresentação foi linda e o prefeito fez questão de assistir e prestigiar nossos alunos. Estamos muito satisfeitos com o resultado e agora garantimos que as crianças que vão para o Ensino Médio da FEVRE possam continuar no ballet”, declarou a secretária de Educação, Rita Andrade.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – Secom VR