Unidade é a única do Médio Paraíba em cuidados com a pele e estomia

 

Oitenta profissionais de saúde participaram do II Simpósio da Comissão de Cuidados com a Pele e Estomias, realizado nesta sexta-feira, dia 29, no Hospital São João Batista. O simpósio, aberto a toda rede da saúde de Volta Redonda, contou com a participação de enfermeiros das Unidades Básicas da Família, das unidades de Urgência e Emergência dos hospitais de Volta Redonda e região, além de alunos de instituições de ensinos que atuam no hospital. O objetivo é capacitar esses profissionais, promovendo a atualização na área de tratamento e prevenção de lesões.

 

Além disso, o encontro serviu para padronizar a qualidade da assistência em toda rede publica de saúde do município e também das cidades da região que encaminham pacientes para Volta Redonda, como Pinheiral, Resende, Angra dos Reis, Barra Mansa, entre outras.

 

A enfermeira estomaterapeuta e presidente da Comissão de Cuidados com a Pele e Estomias, Juliana Carvalho Ramos, destaca que os pacientes chegam ao hospital em busca de especialistas e por conta dos acidentes, uma vez que a unidade é referência em politraumatizados. “Grande parte dos acidentados em Volta Redonda e nas cidades próximas vem para o Hospital São João Batista pela qualidade assistencial que vai receber”, disse a enfermeira. 

 

Entre os assuntos abordados durante o encontro estavam a prevenção como melhor opção, a tecnologia inovadora para o controle e combate ao biofilme, um novo conceito da utilização da terapia por pressão negativa portátil, além de cuidados com o pé diabético.

 

Uma Comissão de Cuidados com a Pele e Estomias foi implantada para atuar integralmente junto aos usuários e otimizar o tempo de cicatrização nas lesões graves de pele e estomias, uma vez que o HSJB possui pacientes internados com lesões extensas. A comissão é multiprofissional composta por médico, enfermeiras estomaterapeutas, nutricionista e fisioterapeutas. “A implantação da Comissão representa um grande diferencial nesse tipo de tratamento. Somos o único hospital público do Médio Paraíba em cuidados com a pele e estomia e que conta com enfermeiras estomaterapeutas”, comentou Juliana.

 

Ela explica, ainda, que o paciente é visto como um todo. Ou seja, o médico faz a parte medicamentosa e dá assistência pertinente à medicina. As enfermeiras especialistas dão uma atenção diferenciada para a cicatrização da lesão ou prevenção de um agravo de uma forma muito específica. Já a nutricionista cuida da parte nutricional do paciente. E, por fim, o fisioterapeuta trabalha a parte de reabilitação do paciente, para que eles tenham todas as suas funções restabelecidas. A Comissão começou a trabalhar no pronto socorro e foi estendida para as Clínicas Médica e Cirúrgica.

 

A enfermeira da Clinica Cirúrgica do Hospital São João Batista, Nadia Silva Souza, que também participou da capacitação, destaca que a criação da Comissão trouxe um atendimento de excelência para a unidade médica. “Seguimos as orientações que a Comissão determina para os cuidados com os pacientes. Essa Comissão é fundamental para o hospital. Nem todos os enfermeiros têm especialidade e saber que podemos contar com uma equipe especializada torna nosso trabalho bem mais eficiente”, finalizou a enfermeira.

 

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves 
Pin It