Alunos do UniFOA fizeram estudo para melhorar o fluxo de veículos na Avenida Paulo Erley, no bairro Três Poços

Volta Redonda está avançando em diversas áreas e umas delas é a mobilidade urbana. O prefeito Samuca Silva recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, dia 05, alunos e professores do UniFOA, que apresentaram um estudo para interligar o bairro Três Poços à Rodovia do Contorno, desafogando a Avenida Paulo Erley, que atualmente sofre com os engarrafamentos causados pelo grande fluxo de veículos.

O prefeito Samuca Silva afirmou que a execução do projeto é uma possibilidade real e que será um grande legado para Volta Redonda. “Eu acredito nessa ideia. Temos que formar uma equipe para desenvolver o projeto final, juntamente com o UniFOA”, disse.

Samuca comentou ainda que o convênio firmado com o DER-RJ (Departamento de Estrada e Rodagens) nesta semana viabiliza a implementação rápida do projeto. “O convênio prevê o fornecimento de materiais, então a gente pode adiantar o projeto do ponto de vista executivo para que essa seja uma realidade próxima. Acho que devemos envolver a prefeitura de Pinheiral, que também vai ganhar com a construção”, sugeriu o prefeito.

O estudo está sendo feito pelos alunos do 9º ano do curso de Engenharia Civil da instituição, com o auxílio técnico dos professores. O levantamento feito pelos universitários mostrou que passam pela avenida uma média de 15 mil veículos por dia, o que daria aproximadamente 1600 carros no período de pico.

“Nas últimas décadas houve um crescimento da população da região e, com isso, cresceu também o comércio e o fluxo de veículos, principalmente no horários de pico. E isso fez com que a Avenida principal do bairro ficasse sobrecarregada”, explicou a aluna Júlia Obdiel.

De acordo com o professor que está dando auxílio técnico ao desenvolvimento do projeto, Renato Donato Viana, todo o estudo está sendo construído com alta tecnologia. “Tudo está sendo feito dentro dos melhores acervos técnicos e pensando em baixo custo”, disse.

O prefeito frisou que dará todo apoio para que o projeto seja executado e que todos serão beneficiados por isso. Também estavam presentes na reunião o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista; o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Márcio Lins; o secretário de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Joselito Magalhães; o assessor especial Rafael Capobiango; e o vice-presidente do UniFOA, Eduardo Prado.

Secom VR, com fotos de Gabriel Borges