Todos os domingos, equipes da Vigilância Ambiental darão orientação de como combater o Aedes aegypti

Quem passar pela Feira Livre, na Vila Santa Cecília, das 8h ao meio dia, nos próximos domingos, receberá orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Realizada pelos agentes de combate de endemias da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, a ação teve início na manhã do último domingo, dia 08. Durante as atividades, os agentes deram orientações educacionais e alertaram sobre os cuidados que se deve ter nas residências, além de explicarem sobre outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o zika e chikungunya, que possuem sintomas semelhantes ao da dengue.

O prefeito Samuca Silva afirmou que é importante que a população conheça e aprenda sobre os principais cuidados. “Durante todos os domingos, estaremos informando a população sobre as formas de controle do Aedes, como vistoriar as residências, por que vistoriar a cada sete dias e os locais onde frequentemente encontramos focos. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que toda a população nos ajude também”, disse o prefeito.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, as ações de combate ao Aedes aegypti são realizadas durante todo ano e intensificadas a partir de outubro. “Essa ação irá se estender durante esse período de intensificação das medidas. A ideia é abordar as pessoas na feira livre, especialmente nesta época do ano, onde o fluxo de pessoas é grande”, disse a coordenadora.

Ela ressalta que através dessas abordagens a Vigilância Ambiental espera diminuir a possibilidade da ocorrência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, a zika e chikungunya. “Precisamos passar algumas orientações sobre as formas de controle do Aedes. É importante essa conversa frequente com as pessoas para que possamos, cada vez mais, diminuir os índices de infestação do mosquito”

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, ressaltou que a campanha de combate à dengue não tem data para terminar. “Estamos sempre alertando e orientando os moradores de nossa cidade para que as pessoas não se esqueçam das medidas que devem ser tomadas para eliminar os focos do mosquito”, explicou.

Ele reforçou a importância da participação da comunidade para o êxito no trabalho de combate ao mosquito. “Os moradores devem vistoriar os imóveis uma vez por semana para identificarem possíveis focos do mosquito. Pois o ciclo de vida do Aedes se completa em um intervalo de 7 a 10 dias”, explicou.

Por Fátima Santos com fotos de divulgação – Secom/VR