Vídeoaulas foram gravadas em espaços públicos voltados para o esporte e lazer; atletas do município também deram depoimentos sobre a cidade

O canal virtual da Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel) preparou uma programação especial ao aniversário de 66 anos do município, comemorados na próxima sexta-feira, dia 17 de julho. A equipe de profissionais da SmelTV gravou as vídeoaulas em locais voltados para o esporte e lazer no município, como o Zoológico Municipal, o Parque Aquático Municipal, a Arena Esportiva e o Parque Natural Municipal, que logo será entregue à população.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Patrícia Monlevad, afirmou que a escolha das locações foi uma forma de homenagear Volta Redonda e levar a população de volta a esses espaços de convivência que estão fechados por conta da pandemia da Covid-19. Ela ressaltou que as gravações respeitaram as normas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

“Nesta gestão, o zoo e o parque aquático receberam investimentos em obras; a Arena Esportiva foi inaugurada e hoje está aberta para treinamento de atletas e funciona como sede da Smel; e a cidade ainda ganhou o Parque Natural Municipal, às margens da Rodovia dos Metalúrgicos, com 1,2 milhão de m², que une locais de convivência e Mata Atlântica preservada”, citou Patrícia.

O prefeito Samuca Silva aprovou a ideia e acredita que a mudança de cenário vai incentivar ainda mais a prática de exercício em casa, que é o principal objetivo do canal. “As pessoas se identificam com estes lugares. O Zoológico Municipal e o Parque Aquático fazem parte da história do município e voltam a dar orgulho aos moradores após a reforma geral e modernização dos espaços. Já a Arena Esportiva e o Parque Natural Municipal serão legados deixados para a cidade por essa gestão. Volta Redonda faz aniversário, mas é a população que ganha presentes”, falou.

Os vídeos gravados ao ar livre nos pontos turísticos de Volta Redonda começam a ser postados na próxima segunda-feira, dia 13. As aulas voltadas para os programas Melhor Idade em Movimento (MIM) e Jovens e Adultos em Movimento (JAM) foram gravadas no Parque Natural Municipal. Na terça-feira, dia 14, tem vídeo novo para o programa Crescer em Movimento (CEM), gravado no Parque Aquático e do Programa de Iniciação Desportiva (PID) com tema futsal, feito na Arena Esportiva.

Na quarta-feira, dia 15, a SmelTV vai apresentar aula de pilates para o MIM, gravada no Zoológico Municipal; e para o JAM, filmada na Arena Esportiva. A primeira com exercícios relaxantes em meio à natureza e a outra mais agitada. No mesmo dia, o canal virtual da secretaria vai apresentar depoimentos de atletas de Volta Redonda, prestando homenagem à cidade natal.

A atleta do Volta Redonda Rugby Clube, Débora Duarte, vai falar às 11h; às 15h, entra no ar o depoimento de Daniel Mageste. O piloto de voltarredondense é representante oficial das equipes Crown e W2 em automobilismo virtual. Em seguida, às 16h, o convidado é o jogador de basquete, Nylman Santiago.

A quinta-feira, dia 16, tem programação para as crianças do Programa de Iniciação Desportiva (PID) com aula de ginástica no zoo; e de natação no Parque Aquático Municipal, mostrando que há como treinar sem entrar na água. Os adultos vão acompanhar vídeos de dança de ritmos variados. A Arena Esportiva virou salão para aulas explicativas de samba, zumba, flashback, fit dance, axé e gospel dance. Na sexta-feira, dia 17, aniversário de Volta Redonda, tem aula de kickboxing na Arena Esportiva e aula de forró no Parque Aquático.

A SmelTV completa dois meses de implantada na próxima segunda-feira, dia 13, e tem 1,7 mil inscritos. A programação do canal, que prevê a publicação de duas vídeoaulas por dia, respeita os programas da secretaria CEM (Crescer em Movimento); PID (Programa de Iniciação Desportiva); JAM (Jovens e Adultos em Movimento); MIM (Melhor Idade em Movimento); e PCDs (Pessoas com Deficiência). Mas vale lembrar que a programação gratuita é aberta para toda população. Para se inscrever no canal, basta acessar o link https://www.youtube.com/channel/UC9ivdqHJ_jw842vzz2oa5Sw.

Secom/VR com fotos de arquivo