Município recebeu nesta sexta-feira, dia 02, 13.660 doses da vacina contra a Covid-19; além dos idosos de 70 anos, segundas doses serão priorizadas por determinação federal para completar imunização 

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 para idosos de 70 anos (completos), a partir desta segunda-feira, dia 05, nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF). O horário para vacinação é de 09h às 16h e o idoso deverá apresentar um documento de identidade ou cartão do SUS, e um comprovante de residência (nominal). 

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a maior parte do novo lote de doses entregue pelo Governo Federal na manhã desta sexta-feira, dia 02, é para segundas doses. Essa é uma determinação do Ministério da Saúde. Assim, devem receber a segunda dose mais de dez mil pessoas. O município recebeu o total de 13.660 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 12.580 de CoronaVac e 1.080 da AstraZeneca (Oxford).

Devido ao grande número de idosos nessa faixa etária cadastrados no site da prefeitura e nas Unidades de Saúde, a vacinação para os idosos de 70 anos também irá ocorrer nesta terça-feira, dia 06. Ou seja, serão dois dias para essa idade. A próxima faixa etária a ser vacinada será anunciada através dos canais oficiais da Prefeitura de Volta Redonda (site: www.voltaredonda.rj.gov.br e redes sociais: Facebook @PrefeituraVR/ Instagram prefeitura.vr).   

SEGUNDA DOSE

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, explicou que as segundas doses da CoronaVac serão antecipadas para quem tomou a primeira dose, dessa vacina em específico, no período de 12 a 21 de março. 

“Idosos do grupo prioritário da campanha, que tomaram a primeira dose até o dia 21 de março, e ainda não fizeram a segunda dose podem procurar a Unidade Básica de Saúde, a partir desta segunda-feira para serem vacinados. Esses idosos devem apresentar também o cartão de vacinação”, disse, acrescentando que quem estava com a segunda dose marcada para hoje, dia 02, para procurar a UBS de referência na segunda-feira. 

O médico sanitarista esclareceu ainda que o intervalo para a segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias, após a primeira dose, já quem tomou a vacina AstraZeneca (Oxford) o intervalo para a segunda dose é de três meses.

“Todas as pessoas que se vacinaram receberam no ato da aplicação um cartão de vacinação com as informações do lote da vacina e a data para a segunda dose”, falou o coordenador do departamento. 

VACINAÇÃO DE ACAMADOS

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação em idosos acamados continuará sendo realizada neste sábado, dia 03, em domicílio, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. Haverá quatro equipes volantes de vacinação durante todo o dia visitando as residências dos acamados.

Pin It