‘Grande Corrente do Bem’ terá encerramento com drive thru para recolher doações na Praça Brasil, na Vila, no dia 16 de maio, domingo

Com a meta de ultrapassar as dez toneladas de alimentos doados até o próximo dia 16 de maio, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e o NAC (Núcleo de Ação Comunitária) lançaram na tarde desta quarta-feira, dia 21, a campanha solidária “Grande Corrente do Bem”. Encontro no auditório da prefeitura, também transmitido pela internet, contou com a participação de representantes de instituições assistenciais do município e de conselhos municipais.

O secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Munir Francisco, afirmou que a campanha vai agregar a outras ações elaboradas pelo poder público para garantir assistência às famílias carentes do município. “A pandemia da Covid-19 aumentou o número de famílias que precisam de ajuda para suprir necessidades básicas, como alimentação, e cabe ao poder público desenvolver e apoiar estratégias para garantir esta ajuda”, afirmou.

Ele lembrou que, em abril, a prefeitura fez uma parceria com academias de ginástica que deram desconto nas mensalidades para os alunos que doassem alimentos. “Todo material arrecadado é direcionado ao Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), que é responsável pela logística da distribuição para as entidades cadastradas”, explicou Munir, lembrando que o conselho também vai ajudar na operacionalização da campanha proposta pelo NAC.

O presidente do NAC, Anderson Oliveira, acredita que esta campanha será um marco na reestruturação da instituição, que completa 50 anos em 2022. “O NAC presta assistência jurídica, contábil, além de treinamento e apoio na organização de projetos às entidades cadastradas para que possam arrecadar recursos para trabalhar”, falou, lembrando que a gerência de grandes eventos beneficentes como a “Feira da Primavera”, também em apoio às entidades, é uma de suas funções.

“A campanha solidária ‘Grande Corrente do Bem’ tem como objetivo arrecadar, no mínimo, dez toneladas de alimentos até o próximo dia 16 de maio, domingo, quando haverá um drive thru, das 9h às 15h, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, para recolher as doações. Até lá, vamos contar com as entidades participantes, associação de moradores, instituições religiosas; Aciap Associação Comercial, Industrial e Agropastoril) e CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas); entre outras para ajudar na divulgação e arrecadação das doações”, contou Anderson.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Kátia Silvério, que também esteve na reunião, afirmou que todo alimento arrecadado será distribuído pelo Comsea às entidades cadastradas nos conselhos municipais de assistência e também no NAC. “Para isto, todas as entidades deverão passar informações sobre suas demandas para as instituições a que estão ligadas e o Comsea fará o cruzamento de dados para que a campanha alcance o maior número possível de famílias”, explicou.

As entidades que ainda não são cadastradas no NAC (Núcleo de Ação Comunitária) de Volta Redonda e querem participar da campanha podem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (24) 992010258.

Foto: Divulgação-Secom/PMVR