Prefeito Neto recebeu o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, que falou sobre a oferta de habitação e urbanização para cidades do interior

O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu na manhã desta segunda-feira (17) o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro. O tema do encontro foi o programa “Viver Melhor”, que tem o objetivo de oferecer habitação e urbanização para cidades do interior com recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis). Ficou definido que Volta Redonda vai apresentar um projeto ao estado para a construção de 70 unidades habitacionais no município. A estimativa inicial é que sejam investidos cerca de R$ 7 milhões nas obras.

Kazuhiro elogiou o prefeito Neto e disse que não poderia deixar de vir a Volta Redonda, que é uma das cidades mais importantes do estado, para identificar qual é a necessidade do município.

“Vim apresentar ao prefeito Neto, que tem uma trajetória política brilhante e eu respeito muito, o nosso programa Viver Melhor. Ele é um projeto de infraestrutura, tanto de habitação quanto de urbanização, do Governo do Estado. E por determinação do governador Claudio Castro, temos procurado compreender as demandas do interior e trazer investimentos para desenvolver as cidades”, afirmou Kazuhiro.

O secretário revelou que o programa já atende Pinheiral, por exemplo, que está em processo licitatório para a construção de uma área de lazer no bairro Cruzeiro II; e existe a possibilidade da criação de unidades habitacionais populares. Em Volta Redonda, a demanda seria em torno da construção de 70 casas.

“O prefeito me apresentou uma área em que houve uma invasão e precisa ser regularizada. Para auxiliar neste processo, o município precisa do apoio do Estado para a construção de 70 unidades habitacionais. Estamos abertos a receber esta demanda formalmente, através de ofício, para que a gente possa começar a trabalhar o mais rápido possível na construção destas 70 unidades”, comentou Kazuhiro, ressaltando que o projeto habitacional é feito pelo Estado, mas da forma que o governo municipal determinar.

“É um investimento que o Estado tem condições de fazer. Então por isso eu vim aqui com uma proposta realista, factível, e o prefeito Neto, muito gentilmente, entendeu quais são as nossas possibilidades. Chegamos a um consenso de que este seria um projeto para auxiliar Volta Redonda”, completou.

Neto agradeceu a visita e se comprometeu a disponibilizar a documentação e os estudos necessários para que Volta Redonda receba a construção das 70 unidades habitacionais.

“Fico muito feliz com a visita do Bruno. Não é segredo para ninguém que recebemos a prefeitura com muitos problemas, principalmente financeiros. Não temos dinheiro para fazer investimentos, mas temos certeza de que vamos dar a volta por cima. Com a ajuda do Governo do Estado conseguiremos diminuir o déficit habitacional e oferecer qualidade de vida e dignidade aos moradores de Volta Redonda”, destacou Neto.

Participaram também da reunião a vice-prefeita de Pinheiral, professora Sediene Maia, o vereador Mário Arthur; o assessor especial do governo, Deley de Oliveira, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, entre outros.

Foto: Divulgação/PMVR