Trabalhadores em atividade da rede pública e privada receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca 

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quarta-feira, dia 02, a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de Educação lotados na rede de ensino público e privado. E logo no primeiro dia já vacinou quase cinco mil pessoas.

A imunização aconteceu no sistema drive-thru na Ilha São João, que começou antes das 08h e foi encerrada às 16h. Pedestres também foram atendidos, em um local previamente preparado. Segundo a secretaria, no drive foram vacinados 4.850 profissionais de Educação, que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca (Oxford). 

Foram contemplados nesta fase profissionais na ativa de 18 a 59 anos de creche e pré-escolas, além do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e EJA. Profissionais de ensino superior e de cursos livres regulamentados perante a lei também foram beneficiados. 

Outros profissionais que trabalham na Educação foram inseridos na campanha, como aqueles que trabalham em secretaria, faxina, portaria e manutenção. As profissionais de Educação gestantes e puérperas, com solicitação médica, foram vacinadas nas Unidades de Saúde, que dispõem da vacina Pfizer. 

O drive-thru foi marcado por agilidade e organização. A média de espera era em torno de 10 minutos para ser atendido, seguindo todos os procedimentos de verificação da documentação até a chegada nas baias de vacinação. Além disso, a felicidade e otimismo entre os profissionais foi destaque no dia. 

Um dos profissionais que recebeu a vacina no drive-thru foi Lucas Albino morador de Volta Redonda “Estou muito feliz de ter tido como professor essa oportunidade na vacinação após um ano de pandemia”, disse o professor. 

Outra profissional vacinada contra a Covid-19 foi Mariane Rezende, que declarou: “Finalmente minha vez chegou, estava muito ansiosa por esse momento”, disse. 

Outra vacinada foi a professora Jeane Cristina. “Ah, estou super feliz. A expectativa era grande para a vacinação e a minha felicidade hoje é imensa”, disse. 

Durante todo o drive-thru, os profissionais de Educação comemoraram as doses de esperança que estavam recebendo através da vacina. “Hoje a sensação é de gratidão, de agradecer a Deus por estar aqui”, comentou a professora Clarete Braz Patrocínio. 

O professor da Casa da Criança e do Adolescente, Victor Hugo Guedes, levou um cartaz para a vacinação em comemoração ao recebimento da vacina e declarou: “A sensação é de vitória, principalmente para a área da educação para nós professores, são doses de esperança para todos”, comentou. 

 

Campanha de imunização

 

A vacinação para os profissionais de Educação, ainda não vacinados, terá continuidade nas Unidades de Saúde (UBS e UBSF), a partir de segunda-feira, dia 07. A secretaria abriu a vacinação para os profissionais que moram em Volta Redonda ou que trabalham no município, sendo necessária a apresentação de comprovante de residência, crachá, contracheque ou contrato de trabalho, além da identidade, CPF ou cartão do SUS.

Profissionais de Educação vacinados contra a Influenza (gripe) devem aguardar 15 dias para serem vacinados contra o novo coronavírus. Pessoas com sintomas gripais devem buscar atendimento médico e não devem ser vacinadas contra a Covid-19 até pelo menos 30 dias.

 

Foto: Divulgação- Secom/PMVR 

Pin It