Reabertura do Centro Social ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 01

Os moradores do bairro Dom Bosco já podem utilizar integralmente a unidade do Centro de Referencia da Assistência Social (Cras), Orozimbo Ferreira da Silva. Após passar por uma completa revitalização, o Centro social foi reaberto na manhã desta quinta-feira, dia 01, pelo secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco. A reabertura deste Cras deu início às comemorações do mês de aniversário de 67 anos de Volta Redonda.

A unidade estava fechada desde o início da pandemia e agora todos os atendimentos de dos serviços sociais e programas de geração de renda foram retomados. O atendimento normalizado é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A vice-presidente da associação de moradores, Laurinda Maria de Souza, agradeceu pelo retorno do Cras. “O Cras volta para acolher o nosso bairro. Ficamos muito chateados porque estava fechado e tenho certeza que muitos projetos voltarão para o Dom Bosco”, disse.

O Cras, segundo a diretora do Departamento de Proteção Básica Social, Rosane Marques, é um espaço para a comunidade freqüentar diariamente. “Temos muitas ações da segurança alimentar, inclusão produtiva com oficinas de artesanato, manicure, cabeleireiro, barbeiro e o telecentro de inclusão digital, que está bem equipado para atender pessoas de todas as idades. Temos ainda as ações dos grupos de convivência com teatro, violão, dança e grupos de convivência de idosos”, contou a diretora, frisando que o Cras tem integração com a Cultura e o Esporte e Lazer.

A coordenadora do grupo da terceira idade Viver é Querer, Sueli Coelho, falou que os idosos estavam ansiosos para voltar a freqüentar as atividades. “Somos 85 participantes e a volta do Cras foi uma beleza. Aqui tem muito espaço, neste auditório, e poderemos nos reunir, sem aglomerar”, disse a coordenadora.

Já a participante do curso de artesanato, Alquiméia Vidal, 43 anos, contou que já participou de várias oficinas naquele Cras. Durante a inauguração, ela e as alunas da sua oficina expuseram o artesanato como os panos de pratos pintados nas aulas. “Essa turma e a professora são maravilhosos. Todos os cursos que têm aqui eu participo. Já fiz culinária, pintura de unha e dança. Ao participar das atividades, a gente vive melhor”, disse ela.

O secretário Munir foi homenageado, pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros de Volta Redonda, Anderson Cardoso, com um capacete símbolo dos Bombeiros, como agradecimento pela parceria com a corporação.

Em seu discurso, Munir destacou que encontrou praticamente todos os Cras fechados em janeiro, quando assumiu novamente a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). “E agora estamos reabrindo todas as unidades, e este já é 22º Cras que tiveram as atividades retomadas”, disse o secretário.

“Até dezembro todos os 35 cras serão reabertos e vamos dar a ordem de serviço em agosto para concluir duas obras paradas dos Cras do Jardim Cidade do Aço e Ponte Alta, que faltam só 30% para terminar. Com toda a nossa rede, vamos voltar a ser referência na assistência social em nosso país”, completou Munir.

A coordenadora do Cras, Angélica Emily de Oliveira Santos, apresentou a equipe da Unidade aos convidados. Estiveram presentes também, o filho do homenageado Flávio Antônio da Silva e os netos Flávio Antônio e Nayara, além dos secretários de Cultura, Anderson de Souza, Esporte e Lazer, Rose Vilela e a Coordenadora de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão. Além dos vereadores Paulinho AP e Walmir Vitor.

Unidades dos Cras

A Smac reabre no dia 8, quinta-feira, o Cras do bairro Candelária, dia 9, sexta-feira, Cras do Siderlândia, e dia 15, quinta-feira, Cras do Jardim Belmonte.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR