• images/imgs_topo/01.jpg
  • images/imgs_topo/03.jpg
  • images/imgs_topo/mergulhao.jpg
  • images/imgs_topo/rotatoria_topo.png

Coordenadoria da Juventude promove reunião sobre o projeto do Parque Municipal do Ingá

A Coordenadoria da Juventude promoveu na tarde desta quinta-feira (dia 19), uma reunião com representantes da Sea (Secretaria de Estado do Ambiente), Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), e da ONG Educa Mata Atlântica para discutir o projeto que será apresentado à Sea para a implantação do Parque Municipal da Fazenda Santa Cecília do Ingá, o primeiro parque municipal do Estado do Rio de Janeiro, incorporando o projeto Trilha Jovem, da Coordenadoria da Juventude.

“Este foi um desdobramento do evento de ontem (quarta-feira, dia 18), quando o secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou a destinação de R$ 1 milhão para a implantação do projeto Trilha Jovem, com a necessária reestruturação do parque municipal, que será o primeiro do Estado, em Volta Redonda”, afirmou a coordenadora da Juventude, Kika Monteiro.

Kika informou ainda que o projeto prevê a elaboração de um plano de manejo – “Este é o primeiro ponto”, frisou – a implantação de um conselho consultivo e a realização de obras como a construção de um pórtico de entrada, de um Centro Integrado de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis, um viveiro, com praça, quiosque e recepção integrados, reaparelhamento da estrada principal, e relocação da atual sede administrativa. “”Esta reunião é uma união de forças para definir os detalhes do projeto, que será protocolado na Sea e posteriormente encaminhado à Câmara de Compensação Ambiental, que é quem aprova projetos que utilizam recursos do Funbio, como este caso. O projeto será avaliado na próxima reunião da Câmara, na primeira quyinzena de outubro”, explicou Kika.