Prefeitura de Volta Redonda realiza fiscalização de ambulantes

Prefeitura de Volta Redonda realiza fiscalização de ambulantes

Operação visa orientar sobre venda de produtos ilegais e em espaços proibidos 

 

Teve início na manhã da segunda-feira, dia 14, uma operação de fiscalização de ambulantes. A ação começou na Vila Santa Cecília e também será realizada na Avenida Amaral Peixoto, Aterrado e Retiro. O objetivo é orientar a categoria e coibir a venda de produtos ilegais. A fiscalização acontece conforme a lei municipal 5.302, de janeiro de 2017, que dispõe sobre a regulamentação do comércio ambulante, que pode ser executado mediante regularização.   

 

A operação foi realizada em conjunto entre as secretarias municipais de Fazenda; Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Guarda Municipal. Wagner Jardim Chaves coordenou a operação. Ele é o diretor do departamento de atividades econômicas e sociais da secretaria municipal da Fazenda e explicou a importância da operação para os ambulantes. “Num primeiro momento o nosso trabalho de fiscalização é justamente orientar os ambulantes para que eles possam trabalhar de forma legalizada”, explicou Wagner.  

 

A fiscalização também orientou comerciantes que colocam mesas e cadeiras nas calçadas. “Os comerciantes até podem utilizar desta prática, porém eles não podem obstruir as calçadas e devem também solicitar uma autorização junto a prefeitura”, acrescentou Wagner. 

 

Atualmente existem cerca de 700 ambulantes com cadastro na prefeitura, conforme informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Guimarães. “É importante que os ambulantes que ainda não possuem cadastro, que venham até a prefeitura para regularizar o seu negócio”, disse Joselito.

 

A vendedora de coco Rosimar Rodrigues Serra realizou o cadastro e recomenda para que os amigos também o façam. “Foi bom sem dúvida, assim eu posso trabalhar dentro da lei”, disse.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou a importância do trabalho de fiscalização. “É um trabalho necessário, esperamos que todos compreendam a fiscalização que está sendo realizada. No final a população e os ambulantes serão beneficiados. Os ambulantes que são de Volta Redonda poderão trabalhar de forma legalizada”, destacou Samuca Silva. 

 

Por Simone Freitas, com fotos de Geraldo Gonçalves

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444