Unidade oferece atendimentos voltados para a saúde integral da família para cerca de 3,5 mil pessoas

A Unidade Básica de Saúde da Família Francisco de Novaes, no Coqueiros, foi entregue reformada para os quase 3,5 mil moradores do bairro. A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, esteve no local na tarde desta sexta-feira, 12, e conversou com os funcionários da unidade que presta atendimentos voltados para a saúde integral da família.

“Este é um equipamento da comunidade. É aqui que os moradores devem ser acolhidos e ajudados. Na unidade, eles contam com os atendimentos de rotina como consultas com clínico geral e pediatra, realização de exames como preventivos e pré-natal, fornecimento de remédios básicos. Mas a equipe da Atenção Primária também funciona como uma ponte entre a comunidade e a Secretaria de Saúde, trabalhando em rede com todo o sistema de saúde na marcação de consultas com especialistas e outros procedimentos”, explicou Conceição.

Ela ressaltou a importância da Atenção Primária e afirmou que é gratificante entregar um ambiente limpo, iluminado e confortável para os usuários e para os funcionários que atuam diariamente no local. “Estamos reconstruindo o serviço de saúde de Volta Redonda e pedidos ajuda da população e das equipes que estão dentro das comunidades para resolver os problemas. Sabemos das necessidades e estamos trabalhando para atendê-las. A secretaria está aberta para receber as demandas”, falou a secretária.

Conceição ainda agradeceu a presença dos vereadores Fábio Buchecha e Cacau da Padaria, que estiveram no local. E lembrou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias na recuperação das unidades básicas. Ela citou a presença da coordenadora Administrativa do projeto “Reformando a Casa”, Fabiane Alves. “Esta ideia de recuperar os móveis e equipamentos públicos que estavam no depósito é eficiente e gera economia”, disse.

O presidente da Associação de Moradores do Coqueiros, Cosme de Assis Bafa, também acompanhou a entrega da reforma e agradeceu ao prefeito Neto por mais este investimento no bairro. “Todas as melhorias que recebemos aqui foi com Neto à frente da prefeitura”, contou Bafa. Além dele, os diretores da associação e membros do Conselho Gestor da unidade, Luiz Sérgio Neto e José Carlos, também prestigiaram a entrega.

A cerimônia contou ainda com membros da equipe da secretaria de Saúde como a diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde (DAPS), Albanéa Trevisan; a diretora do Departamento de Administração e Logística (DAL), Vânia Martins; a coordenadora do Distrito 3, Stella Maris; e o coordenador do CAIS Conforto, Marcelo Jardim.

A UBSF Coqueiros foi a quarta unidade reformada desde outubro. Os moradores dos bairros Retiro, Caieiras e Rústico já foram beneficiados e até o final do ano as unidades do Vila Americana, Verde Vale, Três Poços, Siderlândia e Belmonte também serão entregues revitalizadas.

 

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR

Pin It