Moradores do Vila Americana foram os beneficiados pela parceria entre as secretaria de Saúde e Ação Comunitária nesta quinta-feira, 18

A Prefeitura de Volta Redonda entregou nesta quinta-feira, 18, a quinta unidade da Atenção Primária em Saúde reformada por parceria entre as secretarias de Saúde e Ação Comunitária. A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Rogério Leopoldo Toledo, na Vila Americana, recebeu reparos na infraestrutura, pintura geral e reforma de mobiliário por meio do programa Recuperando a Casa, que recupera os móveis e equipamentos públicos.

A unidade da Vila Americana atende quase 4,5 mil pessoas do bairro e parte do Santo Agostinho com equipe formada por enfermeira, técnica em enfermagem, recepcionista, assistente administrativa, auxiliar de serviços gerais, além de nutricionista e psicólogo.

O casal José Land e Marlene Quintino estavam na unidade no dia da entrega da reforma. Eles aprovaram a iniciativa de tornar o ambiente mais claro, limpo e confortável. “O atendimento está cada vez melhor. As funcionárias são atenciosas e eficientes. Aliás, o atendimento na saúde em geral melhorou muito do início do ano para cá. Já fiz cirurgia no Hospital do Retiro e foi à Policlínica da Cidadania. O prefeito Neto está de parabéns”, falou Marlene, lembrando que o casal mora no Santo Agostinho há mais de 30 anos.

O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, agradeceu à equipe da secretaria responsável pela reforma das unidades de saúde e também do programa Recuperando a Casa. “Apenas nesta unidade foram 26 móveis recuperados, gerando agilidade na entrega e economia para os cofres públicos. A parceria foi responsável pela reforma nas unidades Retiro II, Caieiras, Rústico e Coqueiros, já entregues, e ainda vai beneficiar os moradores do Verde Vale, Três Poços e Siderlândia até o fim do ano”, citou Munir, lembrando que a parceria entre a Smac e a Saúde também se faz através da atuação dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social).

A secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, reforçou que a união da gestão é fundamental para alcançar resultados positivos. A parceria entre as secretarias municipais reverte em benefícios para a população. “Além disso, acredito que o avanço na saúde depende muito do comprometimento dos funcionários e isto vemos no nosso governo. Temos respostas imediatas quando estimulamos nossos profissionais”, disse Conceição, ressaltando que as entregas das unidades reformadas têm dado oportunidade a ela de conhecer de perto as equipes da Atenção Primária, fundamentais na prevenção a doenças e promoção da saúde.

Também participaram da entrega da UBSF Vila Americana o vereador Antônio Régio Gonçalves, o Lela; a subsecretária de Ação Comunitária, Karla Duarte; o coordenador do CRAS Vila Americana, Karla Duarte; as membros do Conselho Gestor da unidade, Martha Rocha Dias Estanislau e Maria José Careli; e a irmã do homenageado que dá nome à unidade, Nilza Clarete Toledo Vaz. Da equipe da Secretaria de Saúde estavam a diretora do Departamento de Atenção em Saúde, Albanéa Trevisan, a coordenadora do Distrito 4, Jaqueline Cristina de Souza, e Sabrina Ferreira Moreira, gerente da UBSF Vila Americana, além de outros profissionais.

Foto: Divulgação/PMVR