Primeiro Seminário Interno de Licenciamento de Edificações acontece em Volta Redonda

Primeiro Seminário Interno de Licenciamento de Edificações acontece em Volta Redonda

Apresentações práticas atuais e discussão de melhorias serão debatidas em cinco encontros 

 

O 1º Seminário Interno de Licenciamento de Edificações de Volta Redonda foi realizado nesta terça-feira, dia 31, no auditório do SAAE VR, no bairro Aterrado. O encontro teve como objetivo discutir as melhorias nos processos de licenciamentos de obras, acréscimo ou decréscimo de área nas edificações concluídas ou em andamento do município. Além de abordar o Manual de Instruções e Procedimentos para a Aprovação de Projetos e Emissão de Alvará para Obras, chamados DCU – Simples.  ]

 

Segundo o diretor do Saae VR, José Geraldo Santos, o Zeca, o intuito é dinamizar o processo. "Nosso objetivo é discutir e aproximar as secretarias que realizam essas ações e ajudar nas aprovações desse processo. Permitir realmente essa interação, pois existem intervenções dentro de um edifício que só o SAAE pode realizar, e outras só o IPPU. Essa interação dinamiza o processo e facilita para o cidadão", contou.  

 

Serão realizados cinco encontro com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA), Infraestrutura (SMI), Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).  

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou a importância de se debater melhorias no sistema para beneficiar a população. "A parceria entre as secretarias é muito importante para potencializar esse processo. Todos precisam estar alinhados com as informações e principalmente a par da legislação municipal sobre as edificações. Além de ser bom para a população é bom para o sistema público, influenciando diretamente na transparência do processo", enfatizou o prefeito.  

 

A legislação municipal também foi abordada. No primeiro encontro os temas obras de pequeno, médio e grande porte, foram apresentados por quatro arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda. 

 

Segundo o diretor do IPPU, Márcio Lins, o objetivo é alinhar e aperfeiçoar o processo. "Nestes cinco encontros vamos debater sobre o aperfeiçoamento do processo com todos órgãos da prefeitura. Além de colocar em pauta o novo Plano Diretor, em questões de acessibilidade e mobilidade urbana. Racionalizar essas atividades facilita para o cidadão", disse.   

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444