Primeira edição da Feira Troque Livros atraiu fãs de gibis, HQs e literatura em geral para a Biblioteca Municipal

O Dia Nacional dos Quadrinhos, comemorado nesta quarta-feira, dia 30, atraiu amantes de gibis e livros para a Biblioteca Municipal de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília. O local sediou a 1ª Feira Troque Livros, promovida pela secretaria municipal de Cultura (SMC). A feira terá edição mensal com o intuito de incentivar a leitura e permitir que os fãs de quadrinhos e da literatura em geral possam renovar seus acervos através da troca.

Esse é um estilo de feira baseada nos princípios da economia solidária que visa substituir o consumo, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação, buscando conexões entre os leitores. Um livro que já foi lido por você e que está guardado em casa pode ser muito útil para outra pessoa.

A primeira edição da feira foi especial por homenagear os gibis e HQs, mas livros de literatura estrangeira, nacional, infantil e infanto-juvenil também fizeram parte do evento cultural.

O estudante Robson Oliveira Soares, morador do bairro Aterrado, contou que gostou muito da iniciativa. “É bem interessante. Tem muitos livros e gibis legais e com certeza vou voltar nas próximas edições da feira”, afirmou Robson.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, a biblioteca é democrática e eventos como esse servem para integrar cada vez mais as pessoas por meio da cultura.

“A população tem um espaço gratuito para apreciar a leitura e uma feira de troca de livros incentiva, estimula a renovação de acervo, além da leitura para todas as idades. O projeto é ótimo e quem ganha são os moradores e visitantes de Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR