Representantes da sociedade civil podem acessar o banner no site para se inscrever; evento será entre os dias 12 e 14 de abril

As inscrições para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda estão abertas até o próximo dia 10 de abril. Quem quiser participar pode acessar o formulário de inscrição disponível no banner do evento no site da Prefeitura ou comparecer à sede do Conselho Municipal de Saúde, na Rua 545, 2º andar, Jardim Paraíba, no Estádio Raulino de Oliveira. A conferência será entre os dias 12 e 14 de abril, no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal.

A diretora do Departamento de Informação, Planejamento, Inovação e Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde, Marina Marinho, alerta que os delegados de entidades devem fazer a inscrição, presencialmente, na sede do conselho.

“Para os delegados, que têm direito a voto, há documentos específicos a serem apresentados no momento da inscrição. Eles participam da eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, que assumem o mandato em janeiro de 2020, e da delegação municipal para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre 24 e 26 de maio. Os delegados também aprovam a inclusão ou não das propostas apresentadas pelos grupos de discussão da Conferência Municipal no Plano Municipal de Saúde, elaborado em 2018 e válido até 2021”, explicou Marina.

A organização da Conferência Municipal de Saúde espera a participação de 600 pessoas para discutir os três eixos temáticos propostos pelo Ministério da Saúde: “Direito à Saúde”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento do SUS”, além do tema central “Democracia e Saúde”. Após a realização de palestras sobre cada assunto, os participantes serão divididos em 12 grupos, quatro para cada eixo temático. Cada turma discute o tema escolhido além do assunto central “Democracia e Saúde”.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, espera a participação maciça da sociedade. A Conferência Municipal discute assuntos importantes para o dia a dia na Saúde e deve contar com a opinião dos usuários, profissionais, coordenadores de setores da secretaria e prestadores de serviço. “Deste debate surgem propostas que poderão guiar o serviço de saúde prestado em Volta Redonda”, afirmou Alfredo.

O prefeito do município, Samuca Silva, estará na abertura do evento, no dia 12 de abril, às 19h, que terá a participação da Orquestra de Violinos de Volta Redonda, sob regência da maestrina Sarah Higino.

Ele acredita que a discussão sobre o direito ao serviço público de saúde e o funcionamento do SUS deve reverter em melhoria no atendimento à população. “A conferência dá voz ao usuário, ao prestador de serviço, ao profissional de saúde e a representantes do poder público nesta área. E são essas pessoas que sabem como melhorar o serviço de saúde no município”, falou Samuca.

Para se inscrever clique aqui.

Por Renata Borges – Secom/VR