Oficina de Desenvolvimento Humano para pessoas com deficiência acontece em Volta Redonda 

Ação foi desenvolvida pela SMIDH para a promoção da pessoa com deficiência 

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda começou nesta segunda-feira, dia 24, a primeira turma de Oficina de Desenvolvimento Humano pra pessoas com deficiência. O objetivo do curso é contribuir para que as pessoas com deficiência possam traçar e cumprir metas, colaborando na melhoria da qualidade de vida, ajudando também no planejamento e organização pessoal e profissional.  

 

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, as atividades visam à promoção da inclusão da pessoa com deficiência.  

 

“O mês de setembro é dedicado à inclusão. E para isso a nossa secretaria têm uma pasta dedica a pessoa com deficiência visando proporcionar ações que viabilizem essa inclusão que é muito importante, tanto para a sociedade quanto para a pessoa com deficiência, proporcionando autonomia para essas pessoas. O Desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas, com relação às suas capacidades e as oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida que desejam ter”, disse.  

 

O curso terá ao todo dez encontros que vão acontecer todas as segundas-feiras, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH). As aulas serão realizadas por palestrantes especializados no tema e todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Segundo a aluna Cinira de Souza, o curso vai ajudar a aprender e a se desenvolver.  

 

“Ver os exemplos ajuda no nosso desenvolvimento. Para você chegar a algum objetivo tem que dar o primeiro passo e estar aqui participando do curso já é um grande avanço para as coisas maiores que nós temos que conquistar”, contou.  

 

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância de trabalhar o desenvolvimento da pessoa com deficiência.  

 

“Ainda vivemos em uma sociedade que exclui. Através de políticas públicas conseguimos inserir e melhorar a vida da pessoa com deficiência. O curso é muito importante, pois motiva a pessoa. E sabemos como é essencial incentivar a pessoa com deficiência a atingir sua autonomia. Quero parabeniza a SMIDH por dar esse curso visando à inclusão”, destacou.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves

Pin It