Samuca Silva abre Feira de Educação e Carreira em Volta Redonda

Evento começou nesta quinta-feira, dia 20, e vai até domingo, dia 23, na Ilha São João

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou, na tarde desta quinta-feira, dia 20, da abertura oficial da segunda edição da Feira de Educação e Carreira do Sul do Estado. O maior evento do setor na região vai até domingo, dia 23, na Ilha São João. “Convido os estudantes da região para conhecer as novidades do setor, avaliar e procurar boas oportunidades de emprego, conhecer carreiras distintas e cadastrar currículos”, disse o prefeito logo na entrada da feira.

No local, estão stands das maiores instituições de ensino da região com cursos de graduação e especialização, empresas divulgando oportunidades profissionais, programas de estágio e trainee, além de cursos profissionalizantes, agência de intercâmbio, escolas de idiomas, entre outros expositores. O público alvo é formado por alunos de ensino médio e técnico, universitários, professores e profissionais de áreas afins.

O chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Leandro Flores, que idealizou a Feira de Educação e Carreira, foi o primeiro a falar durante a cerimônia oficial de abertura do evento. “Mudar a sociedade e transformar a cidade, só é possível por meio da educação”, acredita.

O diretor Geral do ICT (Instituto de Cultura Técnica)/Fasf (Faculdades Sul Fluminense), Cláudio Menchise, que participou do evento no ano passado, afirmou que promover a integração entre as instituições de ensino, a comunidade escolar e as empresas empregadoras é o que torna a feira importante. “O objetivo é potencializar o futuro dos nossos estudantes, apresentando caminhos”, disse, durante a cerimônia oficial de abertura do evento.

Camila Menchise Santos Martins, analista plena da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que também esteve na primeira edição da feira, aprovou “o viés tecnológico desta edição. É isso que atrai os jovens”, disse, lembrando que a empresa está divulgando o programa de estágio e qualificação profissional no evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, afirmou que a Feira de Educação e Carreira está alinhada com o pensamento do governo municipal de olhar para o futuro através da educação. “Eventos como este facilitam a empregabilidade e promovem o desenvolvimento econômico”, falou.

O prefeito do município Samuca Silva encerrou os discursos parabenizando a iniciativa da Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), que realiza a feira com apoio da prefeitura, e citando os avanços que Volta Redonda alcançou na educação.

“Realizamos o Fórum Estratégico de Ensino Superior de Volta Redonda, criamos a Universidade Popular e vamos levar a Internet para todas as 102 unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo Secretaria de Educação e Fevre. Hoje, 40 escolas já tem acesso à internet rápida”, afirmou.

A gestora do Sebrae em Volta Redonda, Júlia Almeida, também estava na cerimônia de abertura e convidou o prefeito para um bate-papo com estudantes no stand do Sebrae. Ele falou para cerca de 50 adolescentes sobre sua carreira escolar e profissional e tratou dos temas saúde, educação, emprego, segurança e foi questionado sobre metas para o futuro da cidade. “Uma cidade moderna, dinâmica e segura”, respondeu Samuca.

O estudante Cauã Alferd, de 14 anos, do 9º ano do Colégio Delce Horta Delgado, se divertiu testando a força física num estande de uma cooperativa de crédito que oferece conta universitária, mas afirmou que foi ao evento para conhecer as universidades da região. “Ainda não sei que carreira seguir, mas aqui posso conhecer várias áreas num mesmo lugar”, disse.

O stand de uma das universidades ilustrou os cursos que oferece com atrações para os jovens estudantes. Tinha balcão com experiências de laboratório, quiz sobre o Enem como jogo de vídeo game, happy hour com música ao vivo e até um ultrassom animal. “Vim curtir o vídeo game, mas acabei conhecendo os cursos oferecidos na universidade”, disse a aluna do Colégio Professora Themis de Almeida Vieira.

A aluna de mecatrônica da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) Letícia Gama da Cunha Emerich, comandava uma cobra robô que atraiu atenção de vários outros estudantes. “Ela tem um sensor na cabeça que a faz dar o bote com aproximação das pessoas”, explicou Letícia, afirmando que os robôs são chamarizes para divulgação da profissão para os estudantes do ensino médio.

Estas e outras atrações podem ser conferidas de sexta a sábado, das 09h às 20h, e no domingo, de 09h às 18h. A programação completa está no site www.feiraeducacaoecarreira.com.br, onde podem ser feitas as inscrições gratuitas para participar das atrações.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves