Smac promove Fórum para ouvir as crianças e adolescentes em Três Poços

Ação social aconteceu no CRAS Ubirajara de Oliveira nesta quinta-feira, dia 30

A secretaria municipal de Ação Comunitária, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Ubirajara de Oliveira, do bairro Três Poços, em Volta Redonda, promoveu nesta quinta-feira, 30, o Fórum dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, para ouvir e dar voz aos jovens e adolescentes, a cerca dos seus problemas e reivindicações. Participaram entidades ligadas aos menores e associação de moradores. A abertura contou com a apresentação um grupo de crianças da Escola Recanto das Crianças.

A equipe do CRAS de Três Poços, durante o mês fez um levantamento junto aos alunos das escolas municipais no bairro (Goiás, Marizinha Félix, Graciema Coura) e os próprios adolescentes apresentaram as propostas que foram avaliadas no Fórum, nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte e mobilidade, profissionalização, cultura, esporte e lazer, e meio ambiente.

O secretário de Ação Comunitária, Marcos Vinícius Convençal, afirmou que as propostas servirão de subsídios ao Plano Municipal da Infância e Juventude, que está sendo elaborado pelo governo municipal. “Eles, crianças e adolescentes é que estão sendo protagonistas, dizendo os objetivos que querem alcançar. O CRAS tem este papel de proteger, ser pró ativo para buscar atender essas reivindicações e soluções para os anseios desses jovens”, comentou.

A orientadora do Centro de Referência, responsável pela estratégia do projeto, Graciela Dornelas, frisou que “todas as propostas foram feitas pelos estudantes, dentro da percepção deles de buscar a inclusão, a equidade e garantir a oportunidade de acesso aos seus direitos que lhe são garantidos por Lei”.

A vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Guaraciara Lopes, considerou muito positivo o Fórum: “A participação dos estudantes no Fórum está cumprindo um papel, preservando os direitos que são assegurados aos jovens pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Nós temos que criar e desenvolver o hábito de ouvi-los mais vezes”, frisou Guará.

O estudante João Vitor Alves Henrique, 14 anos, cursando o 9º ano na Escola Marizinha Félix, de Três Poços, falou da sua participação: “Além de ser uma experiência diferente, onde nós estamos falando o que queremos nas propostas feitas, acredito que possamos crescer e desenvolver melhor a nossa educação por um futuro melhor para todos os jovens”, concluiu.

Afonso Gonçalves, com fotos de Evandro Freitas