Olimpíada Brasileira de Robótica acontece em Volta Redonda

Ao todo 35 equipes do interior do Estado participaram da etapa regional no ginásio da Ilha São João

A cidade de Volta Redonda recebeu mais uma Vez, neste sábado, dia 01, no Ginásio Esportivo da Ilha São João a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018. Ao todo 35 equipes da região participaram da etapa. Em Volta Redonda, 36 estudantes da rede pública municipal competiram pela primeira vez. São 12 da Escola Municipal Rubens Machado, que levou três equipes e também o Colégio João XXIII que participou com 24 alunos e seis equipes com quatro componentes.

Os vencedores desta etapa vão disputar a final no dia 22 de setembro, que também será realizada em Volta Redonda. De acordo com o coordenador regional da OBR, Heitor Sereno, o evento tem como objetivo atuar como instrumento para a melhoria da educação e estimular os alunos para carreiras técnico-científicas.

“Estão participando alunos dos ensinos Fundamental e Médio, nível um e dois, respectivamente. A ideia principal da competição é estimular neles essa participação, e dar oportunidade também a população conhecer de uma forma divertida as áreas de tecnologia.Todos os robôs têm sensores de luz ou cor. Na final vai ter também a etapa zero, para crianças de seis anos, onde os desafios são mais fáceis”, disse.

Nesta etapa regional, os estudantes participaram da modalidade prática, com os “Carrinhos Seguidores de Linhas”. Nesta categoria, simula um ambiente real de desastre, onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs.

Para Maria Clara Melo, 12 anos, da Escola Rubens Machado, participar da etapa é muito divertido.

“Não foi fácil trabalhar quase três meses no carrinho. Mas está sendo legal todo o aprendizado e principalmente participar de um evento tão grande”, contou a aluna.

O professor de informática e robótica, Frederico Pitassi, do Colégio João XXIII, não conteve ansiedade de ver seus alunos participando da etapa.

“Já estamos desenvolvendo um trabalho de robótica há três anos, mas nesse segmento de carrinhos seguidores de linhas é a primeira vez que estamos trabalhando. Ficamos muito felizes pelo esforço dos alunos e dedicação, desde o início tudo foi construído por eles”, disse.

O prefeito Samuca Silva enfatizou a participação de Volta Redonda em competições de robótica, até em níveis internacionais.

“É muito bom ver nossos alunos participando de competições tão importantes e isso mostra o quanto vale a pena investir em educação. Neste ano já iniciamos a capacitação de profissionais para ampliarmos o projeto de robótica para mais 20 unidades escolares. Espero ver todas essas equipes na final no final do mês”, falou Samuca.

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas