Você sabe o que é Família Acolhedora?

 

A Família Acolhedora é aquela que, voluntariamente, tem o papel de acolher temporariamente, em sua própria residência, a criança ou adolescente, que esteja no momento desprotegido por sua família natural ou por algum responsável.

 

Crianças e adolescentes são seres em desenvolvimento e necessitam de acompanhamento e proteção. Quando a família destas crianças e adolescentes não conseguem garantir esses cuidados, de forma adequada ao seu desenvolvimento sadio, essas se tornam vítimas e ameaçadas, ocorrendo fugas de casa, evasão na escola, devido às possíveis situações de violência: física, psicológica e sexual.

 

Diante deste quadro, o Serviço de Acolhimento Familiar proporciona às crianças e adolescentes a possibilidade de viver em um ambiente familiar, onde receberão os cuidados pertinentes ao seu desenvolvimento, enquanto a sua família possa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, recebendo o apoio e a assistência necessária, objetivando melhorar a situação social e de saúde desta.

 

As Famílias Acolhedoras recebem um auxílio financeiro mensal, para contribuir nas despesas que terá com a criança ou adolescente que estará acolhendo, além da orientação contínua de profissionais de Psicologia e Serviço Social.

 

O acolhimento familiar busca prioritariamente o retorno da criança ou adolescente para a sua família de origem, mas na impossibilidade disto acontecer, esta poderá ser preparada para uma adoção. Contudo, importante esclarecer que a Família Acolhedora não poderá adotar aquela criança ou adolescente, e sim somente os candidatos habilitados à Adoção, no Juizado da Vara da Infância e Juventude e do Idoso.

 

Se você deseja ser Família Acolhedora faça um primeiro contato, através do nosso telefone ou email ou clique no link abaixo para preencher o formulário de inscrição do programa.

 

Serviço de Acolhimento Familiar: 24 3339-9565

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Se inscreva, clicando aqui!

 

Pin It