Centro de Zoonoses é referência na castração de animais

O combate a doenças infecciosas também é realizado pelo centro

 

A cidade de Volta Redonda conta com um Centro de Controle de Zoonoses que é referência na região. Além do combate a doenças como: dengue, leishmaniose, esporotricose, febre maculosa, leptospirose e entre outras é responsável também pela castração de animais. Por dia, cerca de 25 gatos e cachorros passam pelo local para realizar o procedimento. Até hoje mais de 2.300 animais foram castrados pelo centro.  

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, enfatizou sobre o trabalho de prevenção realizado no local “O Centro de Controle de Zoonoses realiza todo um trabalho de combate as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. E dentro de todo esse processo realizamos a castração de animais de forma gratuita para a população. Através da prevenção vamos realizando melhorias na saúde da população”, contou. 

 

Para os irmãos Ahiram Almeida e Sinuê Almeida, que levaram as cadelinhas Pérola e Mel, esse trabalho realizado pela prefeitura é muito importante para a cidade.  

 

“Volta Redonda oferece esse serviço de graça que é acessível para a população, principalmente para quem não tem condições de pagar. A castração evitaria o abandono dos animais, pois grande parte dos donos, não querem ficar com os filhotes. Infelizmente isso ainda é uma prática. Além disso, esse tipo de serviço que a prefeitura disponibiliza consegue manter também um controle dos animais de rua e das doenças. Mas é preciso ter responsabilidade e não marcar e faltar no dia da castração. Muitas pessoas também não comparecem com seus animais e tiram a vaga de outras”, disseram. 

 

Outro morador que enfatizou a importância do serviço foi Itair Cunha, que levou sua cadelinha Estrelinha para castrar. “Acho esse trabalho muito bom. A população precisa saber dos serviços que o Centro de Zoonoses oferece e que através desse trabalho muitas doenças são evitadas”, contou.  

 

Para agendar a castração basta entrar em contato com o Centro de Zoonoses através do telefone: 3339 4555. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – SecomVR

 
Pin It