SME realiza formação continuada para professores em Volta Redonda  

Mais de 50 professores participaram da atividade que aconteceu no auditório da secretaria no bairro Niterói  

 

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta segunda-feira, 17, mais uma da série de capacitações para os professores da rede municipal. Cerca de 50 profissionais participaram da formação continuada no auditório da secretaria, no bairro Niterói. O tema abordado foi ‘A importância dos tipos de jogos na Educação Infantil’ e a palestrante foi a professora Alba Rangel. De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, as atividades são muito relevantes para os trabalhos que são realizados dentro da sala d aula. 

 

“Nessas capacitações proporcionamos um outro olhar para os professores. É muito importante realizar essas atividades que visam também uma reciclagem dos profissionais. Os jogos que foram abordados nesta ação ajudam no desenvolvimento do aluno dentro e fora da escola”, disse. 

 

Os três tipos de jogos foram apresentados para os profissionais de educação: jogo sensório motor, jogo simbólico e o jogo de regras. Todos devem ser adaptados de acordo com a faixa etária da criança se encaixando dentro do plano de aula. 

 

Para a professora, Zilma Nascimento, da Escola Monteiro Lobato, a formação continuada é uma forma de aproximar o setor pedagógico dos professores.  

 

“Dentro de sala de aula nós já desenvolvemos diversos trabalhos e reciclar esse conhecimento através desse contato com os profissionais do pedagógico da SME é muito importante. Para trabalhar com as crianças precisamos de vários artifícios e aqui eles conseguem nos passar essas informações. E para os novos profissionais esse contato ainda é mais importante”, contou.  

 

O prefeito Samuca Silva, enfatizou que as ações para os profissionais de educação visam sempre melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino público municipal.  “A qualificação dos professores é de extrema importância, pois eles estão lidando diretamente com os alunos. Eles conhecem  todos os desafios de trabalhar com a educação e são muito dedicados”, finalizou o prefeito. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves

Pin It