Palestra sobre segurança e cidadania abre

Semana Nacional de Trânsito em Volta Redonda

Programação, que começou nesta terça-feira, dia 18, encerra na próxima terça, dia 25, com reabertura da Mini Cidade do Trânsito

A palestra “Segurança do Trânsito e Cidadania” abriu a Semana Nacional do Trânsito em Volta Redonda. O tema foi abordado pelo inspetor da Guarda Municipal Valdo Gomes Rocha na tarde desta terça-feira, dia 18, no Auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão. A programação vai até a próxima terça-feira, dia 25, com a reabertura da Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João.

As causas e consequências dos acidentes de trânsito e a importância da educação dos motoristas foram os principais temas abordados na abertura da Semana do Trânsito. Além disso, os convidados ouviram depoimentos de pessoas que sofreram acidente de trânsito e ficaram com sequelas.

O Guarda Municipal Rodolfo Correa Lopes sofreu um acidente de moto em 2012, teve várias lesões e passou por sete cirurgias, mesmo assim, perdeu o movimento do braço esquerdo. “O acidente foi causado por imprudência de um motorista, que fez uma ultrapassagem em local proibido e ficou na contramão. A colisão foi de frente. Até hoje estou afastado das minhas funções na guarda e não terminei a faculdade de administração, que cursava o último ano”, disse.

O público da palestra era formado por funcionários da prefeitura, associação de moradores, funcionários de empresas de ônibus, taxistas, guarda municipais e crianças do Projeto Guarda Mirim. Acompanhada da guarda municipal Priscila Monteiro, que coordena o projeto, Ariane Vitória, de 11 anos, há dois meses como guarda mirim, deu seu depoimento: “Presto bastante atenção às lições e às leis de trânsito para poder orientar os motoristas”, disse a aluna da Escola Estadual José Fontes Torres, no bairro São Luiz.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, Maurício Batista, afirmou que, por orientação do prefeito Samuca Silva, o município terá uma Semana Nacional do Trânsito focada nas crianças. “Vamos educar os filhos para que eles sejam multiplicadores das informações e cobrem dos pais e qualquer adulto boas ações no trânsito”, disse.

A reabertura da Mini Cidade do Trânsito, na próxima terça-feira, dia 25, encerra a programação da semana, confirmando a importância de educar as crianças. “Neste dia, devem participar das atividades estudantes de pelo menos duas escolas municipais. Mas o objetivo é funcionar durante toda semana para receber alunos e educar para o trânsito”, afirmou Maurício Batista.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que as crianças e os jovens estão mais abertos a novos conhecimentos e sem os vícios comuns aos adultos. “As crianças são excelente multiplicadores de ideias. E para tornar o trânsito melhor, mais humano, é necessário ensinar aos jovens lições de cidadania”, afirmou.

A programação completa inclui:

Dia 20/09 (quarta-feira)

10h – visita da Fundação Beatriz Gama (FBG) ao kartódromo.

10h ao meio-dia – Guarda Municipal, Guarda Mirim, Corpo de Bombeiros e equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana farão campanha de conscientização no trânsito. Haverá entrega de panfletos, exposição de veículo batido e viaturas, na Vila Santa Cecília, próximo à Biblioteca Municipal.

Dia 21/09 (quinta-feira)

Equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana faz panfletagem na Feira de Educação e Carreira, na Ilha São João.

25/09 (Terça-feira)

Reativação da Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges