Volta Redonda disputará Fórmula SAE Brasil

Estudantes da Uff testaram protótipo similar aos carros de Fórmula 1 na Vila Santa Cecília que irá competir em SP; STMU e GM deram apoio ao evento

Volta Redonda sediou no último domingo, dia 23, testes de um protótipo de automóvel do tipo fórmula, que se assemelha aos utilizados na Fórmula 1. Os testes aconteceram na Rua 18-A, na Vila Santa Cecília, com a equipe Falcons UFFORMULA, que é formada por 54 alunos de engenharias Mecânica, Metalúrgica, Agronegócios e Produção da Universidade Federal Fluminense. A prefeitura está dando total apoio para a realização do evento, através da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e da Guarda Municipal.

“Fechamos a via para a realização dos testes e demos total apoio aos estudantes. Também contamos com o apoio da Guarda Municipal para a organização do trânsito e a segurança durante os testes”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Mauricio Batista.

De acordo com o projetista e piloto da equipe, o estudante de Engenharia Mecânica, Matheus Syx Vasconcelos, o objetivo é preparar o veículo para competir na Fórmula SAE Brasil, competição que acontecerá no dia 28 de novembro em Piracicaba (SP).

“O tipo fórmula é um veículos monoposto, ou seja, com uma pessoa só, não tem cobertura da roda, entre outras características que lembram os utilizados em Fórmula 1. É muito importante esse apoio da prefeitura para prepararmos nosso carro para a competição”, explicou Matheus.

A também estudante de Engenharia Mecânica, Letícia de Paula Dias, é a capitã da equipe que vai representar Volta Redonda na competição.

“A importância desse projeto é enorme para o estudante de qualquer engenharia, porque une a teoria e a prática, além de desenvolver o relacionamento com o trabalho em equipe, organização. Hoje, temos profissionais em grandes multinacionais, inclusive no exterior, que já fizeram parte da nossa equipe”, conta Letícia.

Após utilizar a rua na Vila Santa Cecília, a próxima etapa é levar o veículo para testes do Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube. O prefeito Samuca Silva destacou a importância da representatividade da cidade em eventos como esse.

“Mostra que Volta Redonda tem projetos excelentes e que incentivam as melhorias contínuas na educação. Nossa cidade tem papel de destaque em várias áreas, incluindo as competições cientificas”, frisou Samuca Silva.

Projeto – Falcons UFFORMULA é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense (Uff) - Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. A equipe participa da Fórmula SAE Brasil, que é uma competição nacional organizada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), onde se avaliam boas práticas de engenharia.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas