Volta Redonda terá evento de incentivo à amamentação

Encontro de lactantes no Memorial Zumbi encerra programação do Agosto Dourado no município

Volta Redonda encerra a programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, com encontro de lactantes no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital São João Batista, por meio do Banco de Leite Humano. O objetivo é reunir mães amamentando, familiares e amigos, às 14h, desta quinta-feira, dia 30, no memorial.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, que funciona no Hospital São João Batista, Vera Alvarenga, convidou as 33 mães doadoras do banco. Além delas, todas as 44 unidades da Atenção Básica vão convidar, pelo menos, duas mães que estão amamentando para participar da ação. O evento contará com apresentação do Coral Municipal e encenação teatral sobre o tema amamentação.

“Esse tipo de evento é realizado em diversos municípios do país e até fora do Brasil. O objetivo da amamentação coletiva em espaço público é chamar atenção para a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê”, explicou a coordenadora do Banco de Leite.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que o mês de agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno desde abril do ano passado, data da Lei nº 13.435, que instituiu o Agosto Dourado. “Por isso, a secretaria programou atividades durante todo o mês para que a sociedade entenda que a primeira prevenção de muitas doenças é justamente o aleitamento materno”, afirmou.

O prefeito do município Samuca Silva reforça a importância da amamentação para a saúde e o desenvolvimento da criança. “As crianças que recebem leite materno como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida são mais resistentes a infecções, alergias, doenças e até mesmo complicações mais simples, como a cólica e o estresse", disse, acrescentando que “por isso, o incentivo a amamentação é uma questão de saúde pública, uma obrigação do município”.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada entre os dias 01 e 08 de agosto, mas em Volta Redonda a programação se estendeu por todo o mês por conta do Agosto Dourado. Todas as unidades da Atenção Básica promoveram atividades sobre o tema “Amamentação é a Base da Vida” para as pacientes, além da Academia da Saúde do Volta Grande e a Policlínica da Mulher.

A programação incluiu palestras e rodas de conversa nas salas de espera das unidades com temas como: a importância da amamentação; e alimentação saudável durante o aleitamento materno; depoimentos de mães doadoras de leite materno; exposição de fotos; e mural educativo sobre amamentação.

No dia 16 de agosto, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda promoveu ainda o Seminário Municipal da Semana Mundial da Amamentação 2018, no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), campus Aterrado.

A programação para esta última semana de agosto inclui:

UBSF Açude I

31/08 – sexta-feira, 14h

Roda de Conversa – Importância da amamentação

Enfermeira Patrícia Pazolato

UBSF Vila Brasília

29/08 – quarta-feira, 14h

Roda de Conversa com gestantes e nutrizes “Amamentação é a base da Vida!”

Enfermeira Silvia Helena

UBSF Siderópolis

31/08 – sexta-feira, 14h

Palestra: Promovendo Aleitamento materno: como amamentar corretamente

Enfermeira Rilene Simone e Amanda Bitencourt

UBSF Volta Grande e Academia da Saúde Volta Grande

Encerra neste 31/08 – 7 às 17h

Exposição de mural temático no espaço de espera da pediatria e na sala de vacinação.

31/08 – sexta-feira, 9h e 14h

Oficina: Técnicas de relaxamento e postura na gravidez, parto e amamentação

Fisioterapeuta Claudia Hote

Por Renata Borges