Volta Redonda ganha Centro de Artes Marciais e sedia evento de MMA

No mesmo dia a cidade vai lançar projeto do espaço para treinamentos e receber o Shooto Brasil 88

O município de Volta Redonda segue ampliando seu destaque no cenário esportivo nacional. Nesta sexta-feira, dia 28, a cidade vai receber dois grandes eventos ligados às lutas e artes marciais. O primeiro é o lançamento do projeto do Centro Municipal de Artes Marciais (Cemam), que será realizado às 11h pelo prefeito Samuca Silva, acompanhado de André Pederneiras, que é presidente do Shooto (um dos mais tradicionais eventos de MMA no mundo) nas Américas, e de Johny Eduardo, lutador do UFC (Ultimate Fight Championship). À noite, a Arena Multiuso VR, na Ilha São João, recebe o maior evento de MMA (Mixed Martial Arts) do Brasil: o Shooto Brasil 88.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, o Centro Municipal de Artes Marciais será muito importante para a formação de cidadãos melhores, utilizando o esporte como ferramenta social.

“Queremos democratizar a prática corporal das lutas e artes marciais, contribuindo para uma transformação social e melhoria na qualidade de vida dos participantes. Além disso, vai permitir a identificação de talentos, sejam olímpicos ou não, transformando Volta Redonda numa referência nas modalidades de artes marciais”, comentou Samuca Silva.

O lutador do UFC, Johny Eduardo, parabenizou o prefeito pelo projeto social que servirá, segundo ele, para ajudar as crianças através do esporte.

“A cidade está de parabéns. Hoje, sou um atleta do UFC, reconhecido mundialmente, mas vim de um projeto social que me deu uma oportunidade. É uma bela iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda”, comentou Johny.

O Cemam funcionará no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no bairro Retiro e atenderá crianças a partir de 6 anos, adolescentes , jovens, adultos e idosos. O diretor de Esportes da Smel, Hygor Dias, explicou que, inicialmente, no Centro Municipal de Artes Marciais serão desenvolvidos os treinamentos para Jiu-Jitsu, Judô, Sambô, Grego Romana e Estilo Livre. O espaço também contará com treinamentos para Capeoira, Taekwondo, Kickboxing, Boxe, entre outros.

“A Smel já desenvolve atividades como Taekwondo e capoeira e também apoia eventos de lutas e artes marciais, que contribuem como ferramentas de inclusão social e promovem, conforme estudos apontam, diversos benefícios para as saúdes física e mental de quem pratica”, explicou a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.

Arena Multiuso VR recebe Shooto Brasil 88

No mesmo dia em que o Cemam será inaugurado, Volta Redonda vai sediar o maior evento de MMA do Brasil, o Shooto Brasil 88, reunindo 28 competidores na Arena Multiuso VR, na Ilha São João. A pesagem dos lutadores, realizada pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 27, em um hotel da cidade. Em seguida, os competidores participaram da pesagem com a tradicional encarada em um grande shopping da cidade, onde posaram para fotos e o público pôde conferir de perto e incentivar os participantes.

O Shooto Brasil acontecerá a partir das 18h e terá 12 lutas. Dois lutadores de Volta Redonda participarão: Walber dos Anjos “Timóteo” e Murilo Filho. Confira a programação completa das lutas:

Card Preliminar

1ª luta:

63,5kg – Amadora

Erik Cesar Meneses X Matheus Gohan

2ª luta:

93kg

Felipe Conceição X Lucão Camacho

Card Principal

3ª luta:

77kg

Luiz Caipira Fabiano X Walber "Timoteo"