Centro de Educação realiza passeata pelo meio ambiente

Manifestação reuniu alunos, pais e professores nas ruas principais do Volta Grande III, e encerrou projeto coletivo

Nesta quinta-feira, cerca de 100 alunos e 100 pais, além de um grupo de  16 professores, com acompanhamento da mini banda (fanfarra) da Escola Municipal Maria José Campos Costa, participaram da passeata em defesa do meio ambiente nas ruas do bairro Volta Grande III. A escola Nosso Espaço tem 230 alunos de 1 a 4 anos de idade, do Maternal I ao III. A Guarda Municipal com uma viatura e uma motocicleta acompanhou e deu segurança aos manifestantes, no trânsito.

O prefeito Samuca Silva disse “que é fundamental ensinar as crianças a respeitar e preservar o meio ambiente, para garantir um mundo melhor para as novas gerações”.

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou os benefícios do projeto coletivo: “Precisamos incentivar e estimular nossas crianças, desde cedo, a preservar o meio ambiente, pois é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que o habitam”.

A diretora da creche municipal, Áurea Penna, disse que a passeata faz parte do encerramento do projeto coletivo ‘Cuidando do nosso espaço’ e explicou o objetivo: “O projeto coletivo visa conscientizar alunos, pais, moradores, da importância de conservar a natureza e por isto desenvolvemos várias atividades com as crianças, como horta comunitária, oficinas de sabão, reutilização de óleo, gincana para produtos recicláveis. O trabalho das oficinas foram feitos também com a participação dos pais”, afirmou.

A passeata saiu da frente da creche, na Rua Sargento Paulo Moreira, 25, e passou pelas ruas 1050, 1035 A, Avenida Beira Rio e retornou para a porta da escola, com crianças e pais com cartazes incentivando a economia e formas de evitar o desperdício de água, luz, orientando a  preservar a natureza e  jogar o lixo no lixo.

Pais participantes elogiaram o projeto e a presença dos filhos, alunos: “Atividades com essa promove a união da famílias, a interação com os pais e escola, ajuda na conscientização também dos moradores a não poluir ruas e rios. Os filhos aprendem cedo o que é o meio ambiente”, disse Tatiana Rocha de Oliveira, 32 anos, mãe do aluno Heitor Rocha, do maternal ao maternal III.

Por Afonso Gonçalves com Fotos de Evandro Freitas - SecomVR