Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência promove palestra

Evento contou com a presença de 130 pessoas, entre eles assistidos e funcionários, e orientou participantes sobre saúde oral

A secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, através do CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), realizou uma parceria com a secretaria de municipal de Saúde, para levar aos assistidos uma palestra sobre higiene bucal. Objetivo é dar autonomia a essas pessoas em tarefas simples do dia a dia. Os ensinamentos foram passados em duas partes, uma turma de 70 assistidos na quarta-feira, dia 22, e outra turma com 60 alunos na quinta-feira, dia 23.

De acordo com a coordenadora do CAPD, a psicóloga Ethiene Correia, apesar de serem todos adultos, é importante relembrar sobre as práticas e hábitos saudáveis. “O dentista veio e trouxe os equipamentos para fazer uma orientação e demonstração de forma bastante lúdica, que despertou o interesse e a atenção deles”, contou. Ethiene contou ainda que a ideia é fazer um segundo momento para envolver a família e cuidadores dos assistidos. “Por conta de limitações motoras alguns não conseguem fazer essas atividades sozinhos”, disse a coordenadora.

Camila Mathias, de 42 anos, que é assistida pelo CAPD, contou que gostou da ação e vai aplicar os ensinamentos em casa. “Eu aprendi bastante coisa aqui e achei ótimo. Muitas pessoas esquecem como fazer ou tem preguiça de fazer”, afirmou. Quem concordou com ela foi Cinira Figueredo. “Eu sempre faço os procedimentos em casa. Mas, é sempre bom relembrar”.

O secretário de Ação Comunitária, Marcos Vinícius Convençal, disse que essas atividades ajudam a melhorar a qualidade de vida dos assistidos. “Cada conhecimento que essa pessoas recebem no Centro ajuda na inclusão delas na sociedade. Esse é o objetivo principal do trabalho realizado no CAPD”, comentou.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ações para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas é sempre a prioridade. “O trabalho realizado no CAPD inclui essa pessoas na sociedade. E cuidar da saúde delas é essencial para essa inclusão. Queremos que o tratamento dispensado a elas seja completo”, afirmou o prefeito.

O CAPD atende 126 pessoas com deficiência, a maioria do público são pessoas com alguma deficiência intelectual. O Centro oferece oficinas de comunicação, expressão corporal, trabalhos manuais, como artesanato, mosaico, marcenaria, entre outras.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Geraldo Andrade