Enfrentamento à violência contra mulher é abordado em palestra  

 

Com o compromisso de proporcionar ações de enfrentamento à violência contra mulher no município, a prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos e a Secretaria de Esporte e Lazer realizou nesta sexta-feira, dia, 24, uma palestra com o tema “Prevenção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher” ministrada pela atleta Érica Paes. A ação aconteceu no Estádio Raulino de Oliveira. 

 

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, o momento é muito importante para somar forças no enfrentamento à violência contra mulher.  

 

“É a primeira vez que essa palestra acontece em Volta Redonda. Precisamos realizar parcerias para que mais mulheres sejam alcançadas.Convidamos outros municípios participarem também dessa construção e mudança de comportamento que envolve toda a sociedade. É todo um contexto social que coloca a mulher como vitima dessa violência e é isso que vamos transformar através de ações voltadas para as mulheres”, contou.  

 

O projeto surgiu devido a uma experiência de violência sofrida pela lutadora, Érica Paes, que hoje percorre o país através da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. 

 

“Tive uma experiência e violência e queria mostrar para outras mulheres como encarei essa situação. Eu me vi na necessidade de passar esse conhecimento para outras mulheres para que elas não passassem pelo mesmo trauma. Estou viajando o Brasil inteiro para mostrar essas técnicas que não envolvem soco, nem chute e nem cotovelada, mas que treina a autodefesa, para que as mulheres possam escapar de uma situação de agressão, mantendo sua integridade”, disse. 

 

Para Rose Almeida, saber como reagir a uma situação de violência é muito importante. “Todos os dias as mulheres são assediadas e muitas não conseguem reagir. Realmente aprender a sair desse tipo de situação é importante até para que a gente possa ensinar outras mulheres”, afirmou. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves - SecomVR 

Pin It