Coleta de lixo eletroeletrônico em Volta Redonda arrecada 20 toneladas

Ação com apoio da prefeitura começou debate a semana e foi concluída neste domingo

Volta Redonda promoveu neste domingo, dia 25, a segunda edição do Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. A ação, que aconteceu na Praça Brasil, Vila Santa Cecília, tem como objetivo oportunizar a população a fazer o descarte correto dos materiais.

Esses equipamentos podem contaminar a natureza e causar sérios danos à sociedade. Com esse descarte correto as pessoas, além de contribuir para o meio ambiente, ajudam entidades beneficentes do município com a distribuição da renda arrecadada com a venda do material para empresas de reciclagem.

O Descarte Solidário é realizado pelo Rotary Clube em parceria com a prefeitura de Volta Redonda. Durante a semana a população pôde fazer o descarte em vários ginásios poliesportivos da cidade.

Cerca de 20 toneladas de aparelhos eletrônicos foram arrecadados, entre eles aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletroeletrônicos.

“Eu acho muito importante esse tipo e ação. Eu por exemplo, tinha um monte de coisas velhas na minha casa que eu não sabia onde descartar, e ficava lá acumulando um espaço que eu poderia usar para outras coisas. Se eu tivesse jogado no lixo de qualquer jeito provavelmente eu ia estar poluindo o meio ambiente, então acho que foi muito bom”, disse Katia Procópio, moradora do bairro Vila Rica/Tiradentes.

De acordo com o presidente do Rotary Club Volta Redonda, Ebio Narduche, a primeira edição do recolheu um pouco mais de 15 toneladas. “Esse é nosso segundo evento aqui em Volta Redonda e é um sucesso. Esse material será vendido para empresa e reciclagem e o valor revertido em doações para instituições sem fins lucrativos da cidade. Levando em conta o movimento hoje aqui, e o que foi arrecadado durante a semana acredito que dê no mínimo 20 toneladas de lixo eletrônico que poderiam acabar contaminando o meio ambiente e a Prefeitura está de parabéns nesse apoio que sempre nos dá”, finalizou.

Por Secom VR, com fotos de Evandro Freitas