Eventos culturais são atração na Vila Santa Cecília neste domingo

Festival de Fanfarras e o ultimo dia de programações da ‘Semana do Povo Preto’ aconteceram durante o dia no bairro

Neste domingo quem resolveu ir passear na Vila Santa Cecília teve acesso a programações culturais variadas promovidas pela Prefeitura de Volta Redonda. Na Praça Brasil, aconteceu o Festival de Fanfarras, com a participação de 17 grupos. As apresentações foram organizadas pelo Núcleo Brasileiro de Fanfarras com o apoio da secretaria de Cultura de Volta Redonda.

A população aprovou os eventos apoiados da prefeitura. É o caos de Vânia de Lurdes Gonçalves. “Eu acho muito legal fazer esse resgate. Esse evento desperta em mim o civismo, mexe com um lado bom da gente. Parabéns Samuca, parabéns para o pessoal da cultura”, afirmou Vânia.

Juliana Moura Rodrigues é integrante da Fanfarra Glória Roussim há 15 anos e falou que esses eventos aproximam as pessoas da música e pode despertar o interesse das crianças de fazer parte. “Isso incentiva o acesso à cultura. Oportuniza o contato com a música e desperta interesse das pessoas”, disse Juliana.

Semana do Povo Preto

Também neste domingo, dia 25, aconteceu o último dia de atividades culturais e artísticas da II ‘Semana do Povo Preto’. O evento começou na última terça-feira, dia 20. As atrações aconteceram no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, e foram realizadas pela prefeitura de Volta Redonda através da secretaria municipal de Cultura, em parceria com o SESC Rio.

A programação contou com muita música, exposição, rodas de conversa, empoderamento estético, história e educação, cultura urbana e popular, além das manifestações da ancestralidade com os terreiros de Matriz Afro no 3º Festival de Curimba do Sul Fluminense.

“Estou encantada com essa liberdade de expressão que o município proporciona a todos que vivem nessa cidade encantadora. Sou católica e hoje vim aqui conhecer um pouco mais dessa cultura. Parabéns a todos”, disse Cláudia Rosemberg que está no memorial com o marido e dois filhos.

A professora Kelly Costa foi conferir o ultimo dia de atividades. “Eu acho esse movimento muito legal, faz parte da nossa cultura e nós devemos continuar valorizando sempre”, disse a professora.

Débora Tavares é assistente social e disse que “é importante para a valorização da Cultura Negra e resgate das nossas raízes. E é uma ação importante para cidade, todos os dias que eu vim eu trouxe minha filha comigo”, contou.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, contou que seguindo as orientações do prefeito Samuca Silva, os dois eventos reuniram grupos convidados dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e de diversas cidades do Rio de Janeiro reforçando todo o trabalho da SMC para tornar Volta Redonda referência no turismo cultural.

“No Festival de Fanfarras recebemos na Praça Brasil um evento importante que destaca e valoriza o trabalho de formação de músicos e bandas, o público que esteve presente adorou e destacou a qualidade musical das fanfarras. Já o encerramento da II Semana do Povo Preto com o Festival de Curimba lotou o Memorial Zumbi e emocionou a todos com as manifestações da nossa cultura ancestral”, disse Aline.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o objetivo é sempre valorizar a cultura nas suas mais diversas manifestações artísticas e culturais. “A secretaria de Cultura está trabalhando para que eventos os eventos sejam cada vez melhores e mais diversificados culturalmente. Temos que aproveitar todos os tipos de manifestações culturais e aprender o que pudermos com elas.Não há nenhum fim de semana que a cidade fique sem atrações, sejam esportivas, culturais. Isto mostra que nosso governo valoriza toda e qualquer manifestação cultural. Valoriza os jovens e as pessoas”, disse Samuca.

Por Secom VR, com fotos de Evandro Freitas