CMDU e CSN Debatem Plano Diretor 2018 e Urbanização de Áreas no Aterrado e Aero Clube

CMDU e CSN debatem Plano Diretor 2018 e urbanização de áreas no Aterrado e Aero Clube

Encontro marcou a última reunião do Plano Diretor. Próxima etapa é a audiência pública no dia 18

 

A última reunião para a Revisão do Plano Diretor Participativo 2018 aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 12, no auditório da Prefeitura de Volta Redonda. Estiveram presentes o prefeito Samuca Silva, o CMDU (Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano), o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Márcio Lins, e representantes da CSN. Na ocasião, arquitetos contratados pela empresa apresentaram os projetos para a ocupação das áreas da CSN nos bairros do Aero Clube e Aterrado, numa integração entre os novos e os antigos bairros.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, chamou o momento de histórico. “Estou orgulhoso de participar deste momento histórico para a cidade. É uma nova dinâmica de investimentos que começarão a ser executados com a aprovação do Plano Diretor. Este é o momento esperado. A maturidade na construção do diálogo entre o município e a sua maior empresa, representa a fulgência na capacidade de empregos e investimentos para os próximos 10 a 15 anos”, afirmou o prefeito.

 

O presidente do IPPU, Márcio Lins, falou das conquistas alcançadas. “A reunião foi muito boa porque veio coroar um trabalho feito desde outubro do ano passado. São mais de 1 ano trabalhando na elaboração do Plano Diretor Participativo. Nós fizemos a aprovação do texto final para o Legislativo dentro do cronograma, do prazo estabelecido, já homologado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, cumprindo assim os 10 anos de prazo estabelecido na Lei”, disse Márcio.

 

Ele citou outras conquistas importantes. “A CSN entregou os projetos preliminares de aproveitamento urbano das áreas do Aterrado e Aero Clube, o que deveria ter sido feito em em 2008, mas não foi cobrada. A empresa, graças a iniciativa, ao diálogo amigável aberto pelo prefeito Samuca, ela vem resgatar uma dívida com a cidade, com projetos modernos. São conquistas interessantes”, comentou Márcio Lins.

 

O diretor patrimonial da empresa, Egberto Bastos, comentou. “Estamos felizes com esta parceria que trará grandes benefícios para a cidade, na geração de empregos e na atração de negócios”, frisou.

 

O conselheiro Júlio Gil, presidente da Associação dos moradores da Vila Americana, considerou produtiva a reunião. “Aquela área do Aero, da empresa, era um entrave para o desenvolvimento da cidade. Isto agora foi resolvido. O importante é a sociedade civil, organizada, o governo e a Câmara Municipal falarem a mesma linguagem de desenvolvimento. É isto que estamos vendo!”.

 

A próxima etapa é uma audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira, dia 18, às 14h30, no Centro Universitário Geraldo Di Biase. Após essa audiência, o Projeto de Lei será enviado para votação na Câmara Municipal.

 

Afonso Gonçalves, fotos de Gabriel Borges, Secom

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda

Rua: José Harmito de Sá, nº. 25 - 1º, 2º e 3º andar - Aterrado - CEP: 27215-310

Tel.: (24) 3339-9090 / (24) 3339-9085