IPPU participa de audiência pública sobre o pátio de escória

A prefeitura de Volta Redonda, através de órgãos municipais, participou da audiência pública para debater o Pátio de Escória no bairro Brasilândia. A Audiência foi na Câmara de Vereadores, a pedido do vereador Rodrigo Furtado. Estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz; o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Márcio Lins; e o diretor-presidente do Furban, Ronie Oliveira.

Apesar do licenciamento ambiental do Pátio de Escória ser de competência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – do Governo do Estado –, a prefeitura assumiu papel ativo para a resolução do problema. A pedido do prefeito Samuca Silva, a prefeitura de Volta Redonda está no Pólo ativo, junto com o Ministério Público Federal, na ação pública que pede a diminuição da pilha de escória.

De acordo com o secretário Maurício Ruiz, todo o governo municipal está empenhado em solucionar o caso. “A prefeitura está envolvida diretamente numa solução definitiva para esta escória no Brasilândia”, disse Maurício.

Em fevereiro, o prefeito Samuca Silva e o secretário de Meio Ambiente estiveram no Rio de Janeiro, na sede da Secretaria Estadual do Ambiente e do Inea, para debater temas ligados ao meio ambiente. Na pauta, a diminuição da escória. “Mesmo sendo pólo ativo estamos ajudando a CSN a resolver este problema histórico”, explicou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, comentou a participação da secretaria de Meio Ambiente: “A solicitação da audiência é de responsabilidade da comissão que está trazendo o assunto para a população debater. Estou agradecido com a presença do secretário que está fazendo um brilhante trabalho à frente do Meio Ambiente”, frisou.

Cerca de 200 pessoas compareceram a audiência pública. O público presente teve oportunidade de fazer perguntas aos especialistas, para sanar dúvidas da população.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas - SecomVR

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda

Rua: José Harmito de Sá, nº. 25 - 1º, 2º e 3º andar - Aterrado - CEP: 27215-310

Tel.: (24) 3339-9090 / (24) 3339-9085