UniPop é inaugurada e inicia atividades

A UniPop começa com 300 vagas, divididas em 14 cursos; cerimônia oficial de inauguração foi na tarde desta segunda-feira, dia 03

 

As atividades da Universidade Popular (UniPop) de Volta Redonda iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 03, na Rua João Haasis, nº 50, bairro Eucaliptal, onde funcionava o Colégio Estadual Maranhão, municipalizado em 2017. A UniPop começa com 300 vagas divididas em 14 cursos de capacitação e extensão.

 

Entre as opções estão pré-vestibular, esperanto, yoga, memória, terceira idade, educação especial, reforço escolar, inglês, dança de salão, balé clássico, tênis de mesa, pintura, flauta doce e percussão.  Os cursos têm duração de seis meses.

 

Moradora do bairro Conforto, Lilian Cristina da Fonseca Oliveira estava empolgada com o primeiro dia de aula. “Escolhi o curso de inglês e achei muito interessante o estilo da aula”, disse, acrescentando que matriculou o filho Enzo, de sete anos, nas aulas de reforço escolar para poderem ir juntos estudar.

 

A UniPop é a primeira iniciativa discutida no I Fórum Estratégico de Ensino Superior, realizado no início do ano, a ser concretizada. Para se tornar realidade, o projeto teve apoio das principais instituições de ensino superior – públicas e privadas – de Volta Redonda. Os 22 instrutores que atuam na UniPop, por exemplo, são estagiários, alunos das universidades do município, que recebem bolsa auxílio da prefeitura, por parceria firmada no fórum.  

 

Durante a cerimônia oficial de inauguração da UniPop, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, fez reverência aos representantes das universidades que foram prestigiar o evento. Estavam lá coordenadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), UniFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), UGB (Centro Universitário Geraldo di Biase), Fasf (Faculdade do Sul Fluminense) e IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro).

 

Ele afirmou que é o aluno que escolhe a universidade, mas que todas têm o objetivo comum de educar. “E foi esse objetivo que permitiu a criação da UniPop, que aproxima as universidades da comunidade e amplia o conhecimento da população”, disse Samuca, lembrando que “A UniPop é a primeira universidade municipal popular do Brasil e os moradores do Eucaliptal e regiões próximas precisam dessa atenção do poder público”.  

 

O gestor da UniPop, Eduardo Dessupoio Moreira Dias, afirmou ser uma vitória a abertura da nova instituição de ensino em apenas sete meses. “Devolver esse espaço como nova instituição de ensino, voltada para a capacitação da comunidade é muito satisfatório. O conhecimento é a maior riqueza do ser humano e acredito que a educação seja a principal forma de combater a violência”, disse, acrescentando que a ideia é ampliar os cursos e atividades.  

 

No local, são realizadas ações pontuais, como palestras e mini-cursos, e ações permanentes, como pré-vestibular, aulas de esporte e música, etc. Todas as aulas são gratuitas e abertas à comunidade, sendo ministradas por representantes das universidades participantes do fórum. Atualmente, o local abriga ainda o treinamento de parte dos novos 800 funcionários da Youtility, empresa de Call Center que vai se instalar em Volta Redonda.  

 

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR

Pin It