Caderno de Bairro

 

        O objetivo deste projeto é reunir e levantar dados sociais, informações importantes para a população, material de pesquisa e referencial do município de Volta Redonda. Um instrumento de planejamento, que permite avaliar sua realidade, intervir e propiciar seu desenvolvimento com programas e ações através da Prefeitura e de sua comunidade.
Estamos em fase de desenvolvimento, reunindo dados e informações. E aceitando informações, fotografias e sugestões, das associações de bairros e moradores que tenham conhecimento de antecedentes históricos dos mesmos, que venham acrescentar e ilustrar o nosso trabalho.
        Volta Redonda possui 52 bairros regulamentados por lei ou decreto. Como modelo inicial, levantamos os dados do Bairro Aterrado. Esta escolha partiu da constatação de que a grande maioria dos setores públicos está instalada no Aterrado. E também pela sua tendência de expansão, que foi identificada no Plano Diretor Participativo.
Apresentação:
        Volta Redonda é a cidade onde moramos e que vivemos o nosso dia a dia, uma cidade de pouco mais de 250mil habitantes, foi criada junto com a Usina Siderúrgica Nacional, e ao longo destes 55 anos se transformou, tivemos a criação de novos bairros, e a expansão dos centros comerciais, sendo uma cidade de origem industrial, mas que ampliou e desenvolveu suas atividades no comercio e serviços. 
        A prefeitura ao longo destes últimos 15 anos promoveu um grande crescimento e melhoria nos serviços prestados à nossa população. 
        O plano diretor participativo de desenvolvimento urbano, que foi aprovado através da Lei nº. 4.441 em 2008, define no Capitulo I - da Estruturação territorial, no anexo II o mapa de abairramento, e no anexo III os setores de gestão urbana, e com base nestes parâmetros é que este trabalho foi desenvolvido. 

Estrutura temática do Caderno Bairros : 
Realizamos o levantamento dos dados a partir dos limites de cada bairro de Volta Redonda e organizamos em quatro módulos temáticos.

  • 1º Módulo – Histórico:

        No espaço onde vivemos é que construímos a história de nossas vidas, ele esta sempre se transformando, como resultado das ações dos seres humanos sobre a natureza. Diferentes ações criam as mudanças do espaço que habitamos. Os governos, muitas vezes, tentam planejar o desenvolvimento das cidades, para que as coisas sigam um determinado caminho, as questões econômicas também determinam os rumos do desenvolvimento. Entretanto, algumas coisas permanecem como eram no passado, nem só de transformações vive a cidade.
        O resgate deste histórico será um elo com nossas raízes, um registro da vida das pessoas que deixaram suas marcas, a valorização dos costumes e características de cada comunidade dos bairros; um legado em nossa cidade que se movimenta e se transforma, mas que registra sua historia. Elas foram obtidas através de publicações já editadas, e também com material pesquisado em campo.

  • 2º Módulo – Mapas e Unidades Públicas:

        A representação gráfica dos bairros, realizados no terceiro tema, definindo seus limites, o setor de gestão urbana, divisão dos loteamentos, a localização no mapa dos logradouros publicos e dos equipamentos públicos. 
A listagem dos equipamentos públicos, onde reunimos os endereços e as atividades nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Ação Comunitária.

  • 3º Módulo – Dados censitários:

        Reunir os dados da pesquisa do IBGE, censo demográfico de 2000. Com tabelas comparativas de dados sociais de cada bairro.

  • 4º Módulo - Fotografias no Bairro:

        Organizar e catalogar as fotos antigas e novas, para fazer parte do  acervo da memória de cada bairro.

Lançamento dos Cadernos:
        O lançamento deste projeto aconteceu em novembro de 2010, com a distribuição da publicação do bairro Aterrado, como um piloto para as outras publicações, que será lançada em dois momentos à ser definidos. Os demais bairros serão desenvolvidos entre 2010 e 2012, com lançamento previsto para as comemorações do aniversário de Volta Redonda, no mês de julho. Serão 5 publicações para o ano de 2011, e as outras 5 para o ano de 2012. Não serão inseridas neste trabalho a área do complexo Roma e Rio das Flores que estão em processo de cadastramento e legalização.
        As publicações serão organizadas de acordo com a lista a seguir, e distribuídas à órgãos públicos e entidades privadas que prestam serviços a comunidade. E ainda disponibilizadas em arquivo PDF no site do IPPU.
Setor Centro Sul:

    Setor Centro Norte:

     Setor Norte:

  • 7ª publicação para os bairros: à definir

     Setor Sul:

  • 8ª publicação para os bairros: à definir

     Setor Leste:

  • 9ª publicação para os bairros: à definir

     Setor Oeste:

  • 10ª publicação para os bairros: à definir

     Setor Sudoeste:

  • 11ª publicação para os bairros: à definir

 

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda

Rua: José Harmito de Sá, nº. 25 - 1º, 2º e 3º andar - Aterrado - CEP: 27215-310

Tel.: (24) 3339-9090 / (24) 3339-9267 / Fax: (24) 3339-9085